Prêmio Referência em Gestão Escolar 2010 recebe inscrições até junho
As escolas da rede pública de ensino têm até 17 de junho para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País. O objetivo do Prêmio […]
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As escolas da rede pública de ensino têm até 17 de junho para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.
O objetivo do Prêmio Referência Gestão Escolar é contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área. Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
A ideia é que ao inscrever a escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino e estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
Participação das Escolas
A participação no Prêmio referência em Gestão Escolar Ano Base 2010 é aberta a todas as escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das Redes de Ensino Municipais e Estaduais de todo o Brasil, que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.
Ao fazer a inscrição, a escola deverá apresentar um dossiê contendo diversos instrumentos detalhados no Regulamento Prêmio Gestão Escolar Ano Base 2010, para demonstrar suas práticas de gestão.
A autoavaliação escolar deve ser pautada nas seguintes dimensões: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica e gestão de serviços e recurso. Para realizar esta avaliação, a escola deve mobilizar seu Colegiado Escolar/APM, integrado por representantes de todos os segmentos da comunidade, realizando um trabalho abrangente, participativa e dinâmica.
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