Lula inicia tratamento contra câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (31) as sessões de quimioterapia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, como parte do tratamento para combater um câncer de laringe que teve diagnosticado na semana passada. Segundo o médico Luiz Paulo Kowalski, médico especialista cirurgia de cabeça e pescoço e professor da Universidade São […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (31) as sessões de quimioterapia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, como parte do tratamento para combater um câncer de laringe que teve diagnosticado na semana passada.

Segundo o médico Luiz Paulo Kowalski, médico especialista cirurgia de cabeça e pescoço e professor da Universidade São Paulo (USP), a chance de cura neste tipo de câncer fica entre 75 e 80% e estima-se que o tratamento tenha a duração de quatro meses.

O câncer de laringe tem como causas prováveis o tabagismo, e pode ser potencializado com o consumo de álcool, além do fator hereditariedade. Dois irmãos de Lula morreram em decorrência do câncer.

Hoje a equipe médica recebe o resultado da biópsia realizada no sábado, inicia o tratamento quimioterápico e define a data de início da radioterapia, prevista para ter início no prazo de dois meses, com duração de sete semanas.

O ex-presidente chegou esta manhã ao Hospital Sírio-Libanês para iniciar o tratamento e, por decisão médica deverá ficar internado até a manhã de terça-feira. No domingo, demonstrando ansiedade e ainda sob o choque do diagnóstico, evitou os amigos preferindo a companhia da mulher, Marisa Letícia, dos filhos e netos.

 

Conteúdos relacionados