Internos do Instituto Penal têm disponível acervo de mais de 2 mil livros

A biblioteca do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) possui 2.400 exemplares de livros e revistas disponibilizados aos internos setenciados em regime fechado. Considerado referência em educação e ressocialização no sistema prisional, o Instituto Penal recebeu o aumento de 30% do número de livros emprestados pelos internos. A biblioteca possui  hoje um acervo diversificado e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A biblioteca do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) possui 2.400 exemplares de livros e revistas disponibilizados aos internos setenciados em regime fechado. Considerado referência em educação e ressocialização no sistema prisional, o Instituto Penal recebeu o aumento de 30% do número de livros emprestados pelos internos.

A biblioteca possui  hoje um acervo diversificado e didático que abriga dicionários, revistas, enciclopédias, livros, entre outros materiais educativos que colaboram na reeducação de 774 internos que estão no sistema prisional. Hoje, com o total de 2.400 livros, a biblioteca passou por uma reestruturação que foi feita após a rebelião que ocorreu em 2008, deixando a maioria dos exemplares queimados.

Em média, a biblioteca conta com cerca de 50 empréstimos por semana que auxiliam na remissão da pena. O interno pode realizar dois empréstimos (um livro e uma revista, duas revistas, ou dois livros), e tem o prazo de sete a 15 dias para fazer a devolução. Visando à organização e preservação do acervo, os internos que fazem mau uso dos livros levam um tempo indeterminado para realizar os empréstimos dos livros.

“Nossa ideia é avançar gradativamente criando novas formas de aprendizado. Queremos proporcionar cada vez mais maneiras de resgatar esse interno, oferecendo a ele possibilidades de adquirir conhecimento e informação”, explica o diretor do IPCG, Tarley Barbosa.

Conteúdos relacionados