Iagro monta barreira sanitária na fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro

Foi instalada nesta quarta-feira, 05 de outubro, a barreira sanitária para combate ao vírus da febre aftosa na fronteira de Corumbá (Brasil) com Puerto Quijarro (Bolívia). A ação é coordenada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e está instalada no Posto Esdras, onde veículos de grande porte oriundos da Bolívia estão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foi instalada nesta quarta-feira, 05 de outubro, a barreira sanitária para combate ao vírus da febre aftosa na fronteira de Corumbá (Brasil) com Puerto Quijarro (Bolívia). A ação é coordenada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e está instalada no Posto Esdras, onde veículos de grande porte oriundos da Bolívia estão sendo pulverizados com uma mistura de iodo diluído em água. Dois tanques de mil litros e três funcionários estão garantindo a desinfecção.

As ações de desinfecção começaram há cerca de 15 dias no Estado, depois que houve a confirmação de um caso da doença em animais do rebanho paraguaio. Segundo informações da Iagro, já somam 11 o número de postos de pulverização e desinfecção de veículos instalados ao longo da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia como medida de prevenção bem como para garantir a manutenção da condição de Estado Livre de Aftosa com Vacinação.

Os procedimentos de pulverização e desinfecção, segundo a Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), estão sendo realizados nos veículos que realizam o transporte de cargas agrícolas (estando com carga ou não e da mesma maneira veículos de transporte de carga animal – neste caso vazio). Porém, em havendo necessidade, os demais veículos podem ser sujeitos a fiscalização e também, se for o caso (mesmo não havendo o transporte de cargas agrícolas), passarem pelo processo de pulverização e desinfecção. Já o trânsito de animais vivos – como suínos, bovinos e ovinos – e também produtos e subprodutos de origem animal, permanecem suspensos.

Em apoio as ações de defesa sanitária no Estado, além da Iagro, também há mobilização de equipes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da SFA/MS, Exército Brasileiro, DOF e Polícia Federal.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados