Falar ao celular é a principal infração cometida no trânsito de Corumbá
Em 2010 a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) registrou 600 autos de infração a mais do que no ano anterior. No ano passado foram 3.081 autos de infração e em 2009 esse total chegou a 2.477 registros. O responsável pelo setor de educação da Agetrat, Gerson Moraes, explicou ao Diário, que esse aumento […]
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Em 2010 a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) registrou 600 autos de infração a mais do que no ano anterior. No ano passado foram 3.081 autos de infração e em 2009 esse total chegou a 2.477 registros. O responsável pelo setor de educação da Agetrat, Gerson Moraes, explicou ao Diário, que esse aumento se deve ao crescimento do número de veículos circulando pela cidade. “A cada ano que passa, o número de veículos aumenta. A facilidade da compra e a queda no custo impulsionam este crescimento”, justificou.
O celular tem sido o grande vilão entre os condutores da cidade. Em 2010, foram responsáveis pela expedição de 959 autos de infração contra condutores que desrespeitaram o Código de Trânsito Brasileiro e foram flagrados conduzindo veículos e falando ao celular. Em 2009, foram 721 autuações.
O artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, estabelece no seu parágrafo quinto que: “é permitido conduzir o veículo com apenas uma das mãos, quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”. Já no parágrafo seis, a restrição aos aparelhos celulares e sonoros é clara: “conduzir utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular, constituem infração média, com penalidade de multa no valor re R$ 85”.
Gerson explicou que o celular é aparelho fundamental na vida das pessoas, e que o hábito de dependência, leva a não ter consciência de se desvencilhar do aparelho na hora necessária. “As pessoas estão habituadas a atender o celular em qualquer lugar, muitas pessoas têm dois, três aparelhos e a maioria se utiliza deles para trabalhar. O fone de ouvido ajuda na praticidade de atender e dirigir ao mesmo tempo, mas eles também causam as infrações, pois não é permitido conduzir um veículo com aparelhos que interfiram nas ações do condutor, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Aconselho aos condutores a diminuírem essas estatísticas neste ano de 2011, além de manterem a segurança. Caso o aparelho toque enquanto estiver dirigindo, oriento a não atender enquanto estiver conduzindo. O certo é estacionar o veículo, atender a chamada e depois de terminada a conversa, retornar ao trânsito, assim o condutor garante sua segurança e do próximo, pois no trânsito, um descuido pode ser fatal”, afirmou.
Documentações e desrespeito às sinalizações
A segunda legislação mais desrespeitada em Corumbá no ano passado faz referência à documentação. Um total de 434 condutores foram flagrados dirigindo com licenciamento veicular vencido. Já em 2009, essas infrações somaram 375 casos.
“A questão do licenciamento é a inadimplência, os condutores acreditam que não serão flagrados e vão levando a dívida até que sejam punidos. Acredito que os condutores já terão mais consciência de andar com a documentação em dia em 2011”, frisou Gerson.
Ser flagrado conduzindo um veículo com Licenciamento vencido, de acordo com o Artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima e resulta na perda de 7 pontos na carteira. Se flagrado em ação de fiscalização de trânsito, além de ter o veículo apreendido, o motorista acumula sete pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$ 191,54.
Completando a lista das infrações mais cometidas na cidade, em terceiro lugar vem o avanço no sinal vermelho, com um total de 308 autos registrados. Em quarto, com 193 registros aparece estacionar o veículo em faixa de pedestres e em quinto, com 178 autos, está conduzir o veículo sem possuir carteira nacional de habilitação. O Código de Trânsito Brasileiro diz que avançar o sinal vermelho é infração gravíssima, cabendo 7 pontos na carteira e multa de R$ 191,54. Estacionar o veículo em faixa de pedestre é infração média, faz o condutor perder 4 pontos na carteira e receber multa de R$ 85,13. Já o quinto na listagem das infrações mais cometidas na cidade, que é conduzir o veículo sem possuir carteira nacional de habilitação, é considerada uma infração gravíssima, cabendo inclusive recolhimento do veículo, multa de R$ 191,54 e 7 pontos.
vDom Aquino foi a rua com maior registro de infrações
Um total de 586 autos de infração foram registrados somente na rua Dom Aquino, no Centro de Corumbá, em 2010. A segunda via onde a Agetrat registrou mais multas foi a 15 de Novembro, com 351 autos. Depois, seguem a 13 de Junho, com 258 infrações, e Porto Carrero, com 265 casos.
“As ruas que tiveram maior índice de infrações são as de maior fluxo. A Dom Aquino, a 15 de Novembro e a 13 de Junho, é porque concentram o comércio local e é intenso o tráfego na região. A Porto Carrero é uma das principais vias da cidade”, explicou o responsável pelo setor de educação da Agetrat.
Alerta
Gerson Moraes informou ao Diário, que para este ano as blitze serão mantidas, para continuar coibindo infrações e garantir a segurança de condutores e pedestres. “Em 2010, Corumbá teve um grande crescimento nas ações de conscientização e fiscalização. A Agetrat realizou, além das blitze de repressão, diversas palestras de orientação. Tivemos o projeto nas escolas realizando palestras para os alunos; tivemos acões de conscientização em questão ao uso dos assentos infantis.
Uma das maiores conquistas no trânsito da cidade foi iniciar o cadastramento dos veículos dos feirantes bolivianos, para coibir a prática do transporte ilegal. Os caminhões também tiveram ações efetivas de regulamentação, em que a orientação de tráfego correto e de fiscalização fez com que os veículos pesados respeitassem de forma legal e segura em nossa cidade. As ações continuarão, assim, como as blitze de repressão e de orientação. Esperamos que estes dados de 2010 tenham uma diminuição e que os condutores se conscientizem que respeitar e cumprir uma lei é garantia de segurança, é de respeitar a vida”, concluiu.
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