O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realiza, de 22 a 24 de setembro, em Bonito, a 2ª edição MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura.

A abertura contará com a presença da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa e dos secretários de Educação de diversos Estados do País.

O evento marca o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a implantar seu Plano. O PELL, desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura, conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

No ano passado, como parte do Plano e com o objetivo de investir na formação dos agentes de leitura – prefeitos, secretários de Educação e de Cultura, professores, diretores, coordenadores, técnicos das Secretarias e funcionários de bibliotecas – a SED realizou a primeira edição do MS em Letras e reuniu cerca de 1.300 pessoas no Centro de Convenções de Bonito.

Os diretores das escolas estaduais devem preencher o cadastro para o recebimento da Bolsa Auxílio no link http://intra.sed.ms.gov.br/bolsaauxilio/ .