Dengue: mais de 13 mil imóveis já foram vistoriados em Corumbá
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária divulgaram dados atualizados do trabalho de combate à dengue no município. De acordo com o balanço apresentado, 13.213 imóveis foram vistoriados somente no mês de janeiro. A secretaria estima que ainda faltam 2.640 imóveis a serem vistoriados no município. Em análise às localidades durante a 5ª semana […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária divulgaram dados atualizados do trabalho de combate à dengue no município. De acordo com o balanço apresentado, 13.213 imóveis foram vistoriados somente no mês de janeiro. A secretaria estima que ainda faltam 2.640 imóveis a serem vistoriados no município.
Em análise às localidades durante a 5ª semana epidemiológica, em fevereiro, os bairros Cristo Redentor, Nova Corumbá e Universitário, apresentaram cada um 06 notificações de suspeita de dengue, sendo as localidades com maiores índices de registros. O bairro Popular Nova apresentou 04 notificações; o Dom Bosco 03; o Centro, duas notificações, sendo que uma delas é o único caso de dengue confirmado na cidade até agora. Os bairros Maria Leite e Popular Velha também registraram cada um, 02 notificações. Já os demais bairros apresentaram apenas uma notificação de dengue. São eles: Aeroporto, Cervejaria, Generoso, Guanã, Guarani, Loteamento Pantanal, Nossa Senhora de Fátima e Previsul.
Das amostras recolhidas somente no mês de janeiro, os A2, reservatórios a nível do solo foram os que apresentaram maiores infestações do mosquito transmissor da doença, com um total de 46,2% de 100% das amostras. Já os reservatórios B, também preocupam. São os depósitos móveis, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais. Eles representaram 27,3% de infestação. Lixo e outros resíduos sólidos, registraram 11,44%; os depósitos fixos, como calha, lage, ralos e sanitários em desuso, 10,20%; pneus e outros materiais rodantes, 3,98%; já os depósitos naturais e os depósitos elevados ligados a rede, cada um somou pouco menos de 1%.
Estado
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que na semana epidemiológica 1 a 5 , até o dia 05 de fevereiro de 2011, foram 2.533 notificações suspeitos de dengue no Estado. Deste número, apenas 2,56%, ou seja, dois dos municípios do Estado não informaram os casos suspeitos de dengue. A Secretaria informa também que há 2 óbitos em investigação. Um dos casos ocorreu em Aquidauana e um foi registrado em Campo Grande, porém, o paciente reside em Bandeirantes.
O estado classificou que Corumbá se encontra em um nível moderado de risco, juntamente com Ponta Porã e Dourados. Já Bonito, Campo Grande, Jardim e Três Lagoas apresentaram risco alto, com notificações que variam entre 90 e 60. Coxim é o município que apresentou mais casos de notificação, foram 314,5 casos por 100.000 habitantes, o que representa um risco muito alto para o município.
Ação municipal
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que Corumbá realizou excelentes ações de combate. Somente na quinta semana epidemiológica, a cidade realizou a limpeza de 14 imóveis, todos eles denunciados através do Disque Dengue e solicitações de agentes. Desses imóveis, um total de 22 toneladas de material foi retirado. Além das casas, a Equipe de Difícil Acesso também realizou limpeza de piscinas e retirou da região da Bocaina, dois caminhões de pneus.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Moradores do Alves Pereira promovem festa para as crianças do bairro
Dia das Crianças foi marcado por ações voluntárias em Campo Grande
Castramóvel leva vacinação e castração gratuitas a cães e gatos em Três Lagoas a partir de quinta-feira
Serviços gratuitos serão destinados a moradores do Centro e mais 5 bairros
Bebedeira no Tiradentes termina com homem esfaqueado no tórax por conhecido
Vítima teve três perfurações, sendo uma grave, e foi socorrido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.