Dengue: mais de 13 mil imóveis já foram vistoriados em Corumbá

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária divulgaram dados atualizados do trabalho de combate à dengue no município. De acordo com o balanço apresentado, 13.213 imóveis foram vistoriados somente no mês de janeiro. A secretaria estima que ainda faltam 2.640 imóveis a serem vistoriados no município. Em análise às localidades durante a 5ª semana […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária divulgaram dados atualizados do trabalho de combate à dengue no município. De acordo com o balanço apresentado, 13.213 imóveis foram vistoriados somente no mês de janeiro. A secretaria estima que ainda faltam 2.640 imóveis a serem vistoriados no município.

Em análise às localidades durante a 5ª semana epidemiológica, em fevereiro, os bairros Cristo Redentor, Nova Corumbá e Universitário, apresentaram cada um 06 notificações de suspeita de dengue, sendo as localidades com maiores índices de registros. O bairro Popular Nova apresentou 04 notificações; o Dom Bosco 03; o Centro, duas notificações, sendo que uma delas é o único caso de dengue confirmado na cidade até agora. Os bairros Maria Leite e Popular Velha também registraram cada um, 02 notificações. Já os demais bairros apresentaram apenas uma notificação de dengue. São eles: Aeroporto, Cervejaria, Generoso, Guanã, Guarani, Loteamento Pantanal, Nossa Senhora de Fátima e Previsul.

Das amostras recolhidas somente no mês de janeiro, os A2, reservatórios a nível do solo foram os que apresentaram maiores infestações do mosquito transmissor da doença, com um total de 46,2% de 100% das amostras. Já os reservatórios B, também preocupam. São os depósitos móveis, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais. Eles representaram 27,3% de infestação. Lixo e outros resíduos sólidos, registraram 11,44%; os depósitos fixos, como calha, lage, ralos e sanitários em desuso, 10,20%; pneus e outros materiais rodantes, 3,98%; já os depósitos naturais e os depósitos elevados ligados a rede, cada um somou pouco menos de 1%.

Estado

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que na semana epidemiológica 1 a 5 , até o dia 05 de fevereiro de 2011, foram 2.533 notificações suspeitos de dengue no Estado. Deste número, apenas 2,56%, ou seja, dois dos municípios do Estado não informaram os casos suspeitos de dengue. A Secretaria informa também que há 2 óbitos em investigação. Um dos casos ocorreu em Aquidauana e um foi registrado em Campo Grande, porém, o paciente reside em Bandeirantes.

O estado classificou que Corumbá se encontra em um nível moderado de risco, juntamente com Ponta Porã e Dourados. Já Bonito, Campo Grande, Jardim e Três Lagoas apresentaram risco alto, com notificações que variam entre 90 e 60. Coxim é o município que apresentou mais casos de notificação, foram 314,5 casos por 100.000 habitantes, o que representa um risco muito alto para o município.

Ação municipal

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que Corumbá realizou excelentes ações de combate. Somente na quinta semana epidemiológica, a cidade realizou a limpeza de 14 imóveis, todos eles denunciados através do Disque Dengue e solicitações de agentes. Desses imóveis, um total de 22 toneladas de material foi retirado. Além das casas, a Equipe de Difícil Acesso também realizou limpeza de piscinas e retirou da região da Bocaina, dois caminhões de pneus.

Conteúdos relacionados