Bolívia nega acordo de Bachelet e Morales para troca territorial

A Chancelaria boliviana desmentiu nesta segunda-feira a afirmação do vice-presidente da Câmara dos Deputados do Chile, Ivan Moreira, que anunciou que a ex-presidente chilena Michelle Bachelet e o líder da Bolívia, Evo Morales, negociaram um acordo para uma troca territorial. Moreira assegurou aos jornalistas que há documentos que “falavam claramente de uma cessão de território”,…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Chancelaria boliviana desmentiu nesta segunda-feira a afirmação do vice-presidente da Câmara dos Deputados do Chile, Ivan Moreira, que anunciou que a ex-presidente chilena Michelle Bachelet e o líder da Bolívia, Evo Morales, negociaram um acordo para uma troca territorial.

Moreira assegurou aos jornalistas que há documentos que “falavam claramente de uma cessão de território”, como parte da solução à reivindicação boliviana de uma saída ao Pacífico.

Nesse sentido, um comunicado emitido nesta segunda-feira em La Paz “rejeita veementemente o conteúdo dessas afirmações, e diz que carecem de fundamento e veracidade, e pelo contrário estão baseadas em apreciações pessoais e afastadas de toda fonte documentada e real”.

O comunicado reitera que as negociações bilaterais sobre o processo marítimo boliviano serão levadas à “Comissão de Alto Nível, a cargo dos Chanceleres dos dois países, que se constituem nos porta-vozes oficiais do tema bilateral, por mandato dos Presidentes”.

Os ministros de Exteriores se reuniram neste ano duas vezes para buscar uma solução à reivindicação boliviana por uma saída ao Pacífico, perdida na guerra no século XIX.

Conteúdos relacionados