Computadores de órgãos públicos conectados ao servidor do governo do Estado têm acesso bloqueado ao Midiamax

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) encaminhou nesta sexta-feira (18/02) um e-mail ao governador André Puccinelli (PMDB), manifestando solidariedade ao Midiamax e condenando a violação da liberdade de informação representada pelo bloqueio de acesso ao site pelos computadores dos órgãos públicos estaduais.

Em junho de 2010, o Midiamax ficou vários dias fora do ar por causa de ataques virtuais. Há suspeitas de que o episódio se deu em represália às denúncias de falta de transparência do Governo do Estado na gestão dos recursos públicos. O caso gerou a abertura de um inquérito na Polícia Federal, e a solidariedade da ABI, reclamando por liberdade de imprensa.

As denúncias recebidas e constatadas pelo Midiamax, de que computadores dos órgãos públicos conectados ao servidor do Governo do Estado estavam sendo impedidos de acessar o endereço apenas deste site de notícias, remontam ao ano passado.

Já no final do ano, a reportagem constatou que o acesso ao Midiamax por computadores dos órgãos públicos estava sendo bloqueado pelo sistema da SGI (Superintendência de Gestão de Informação). À época, servidores estaduais chegaram a salvar e encaminhar ao Midiamax imagem da tela de bloqueio do acesso pela SGI. A mensagem exibida dizia “página não encontrada”.

Diante do grande número de reclamações por parte dos servidores com relação ao bloqueio, a SGI recebeu ordem para mudar o mecanismo de bloqueio e retirar a tela com as logomarcas do governo, segundo informou fonte que prefere não ser identificada. Agora, ao tentar acesso ao endereço do Midiamax, os computadores exibem uma tela em branco e um “carregando”, sem mostrar conteúdo algum.

Depois de receber as informações do Midiamax, a ABI publicou nota em sua página (www.abi.org.br) e enviou o seguinte e-mail a Puccinelli:

É com grande desconforto que a Associação Brasileira de Imprensa se dirige a Vossa Excelência para lamentar e condenar a grave violação da liberdade de informação assegurada pela Constituição da República cometida por seu Governo através da Superintendência de Gestão de Informação, a qual se transformou num organismo que fere também a vedação constitucional à discriminação de qualquer natureza, como a de que é vítima agora o jornal eletrônico Midiamax.

Informações chegadas à ABI dão conta de que seu Governo proíbe que os servidores do Estado de Mato Grosso do Sul tenham acesso ao noticiário do jornal eletrônico Midiamax, enquanto os demais concorrentes desse veículo gozam com justiça da liberdade de informação garantida pela Constituição.

A ABI espera que Vossa Excelência determine a imediata cessação das violências em curso, em respeito ao Estado Democrático de Direito que a Carta Magna de 1988 instituiu. Cordialmente, (a) Maurício Azêdo, Presidente da ABI”.