Vacinação contra a febre aftosa começa em quatro estados

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou hoje (1º) nos estados de Pernambuco, Roraima, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Agricultura, devem ser imunizados nessas regiões 5,6 milhões de bovinos e bubalinos até o fim do mês. Em Mato Grosso do Sul, […]
| 02/04/2010
- 00:27
Vacinação contra a febre aftosa começa em quatro estados

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou hoje (1º) nos estados de Pernambuco, Roraima, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Agricultura, devem ser imunizados nessas regiões 5,6 milhões de bovinos e bubalinos até o fim do mês. Em Mato Grosso do Sul, a vacina deve ser aplicada apenas em animais da Zona de Alta Vigilância. Em Rondônia, a vacinação começa no dia 15 de abril e também dura um mês.

A responsabilidade da vacinação é dos pecuaristas, que também têm a obrigação de declará-la ao órgão de defesa agropecuária de seus estados, sob pena de multas. Cada estado tem duas etapas de vacinação. Uma para todo o rebanho de bovinos e bufalinos e outra somente para animais com idade de até 24 meses.

O rebanho brasileiro é de aproximadamente 200 milhões de cabeças. Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal têm, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a classificação de livres de febre aftosa com vacinação. São eles os estados do Acre, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, , Paraná, de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, , Minas Gerais, da Bahia e o centro-sul do Pará.

 

Santa Catarina é o único estado que já conquistou a distinção de livre de febre aftosa sem vacinação. A meta do Ministério da Agricultura é que até o final do ano todo o país seja reconhecido como zona livre com vacinação. A partir daí, a intenção é ampliar o número de regiões livres da doença sem vacinação, o que requer mais trabalho porque um estado depende do controle feito por outros nas áreas de fronteira.

Dados do Ministério da Agricultura mostram que a vacinação contra a febre aftosa alcançou, em 2009, mais de 97% do rebanho de todos os estados brasileiros, com exceção de Santa Catarina, com a utilização de 335,8 milhões de vacinas nas duas etapas realizadas.

 

Veja também

Confira o filme publicitário comemorativo dos 46 anos de MS, com narração do cantor Paulo Simões, compositor de "Trem do Pantanal"

Últimas notícias