Vacinação contra a febre aftosa começa em quatro estados
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou hoje (1º) nos estados de Pernambuco, Roraima, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Agricultura, devem ser imunizados nessas regiões 5,6 milhões de bovinos e bubalinos até o fim do mês. Em Mato Grosso do Sul, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou hoje (1º) nos estados de Pernambuco, Roraima, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Agricultura, devem ser imunizados nessas regiões 5,6 milhões de bovinos e bubalinos até o fim do mês. Em Mato Grosso do Sul, a vacina deve ser aplicada apenas em animais da Zona de Alta Vigilância. Em Rondônia, a vacinação começa no dia 15 de abril e também dura um mês.
A responsabilidade da vacinação é dos pecuaristas, que também têm a obrigação de declará-la ao órgão de defesa agropecuária de seus estados, sob pena de multas. Cada estado tem duas etapas de vacinação. Uma para todo o rebanho de bovinos e bufalinos e outra somente para animais com idade de até 24 meses.
O rebanho brasileiro é de aproximadamente 200 milhões de cabeças. Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal têm, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a classificação de livres de febre aftosa com vacinação. São eles os estados do Acre, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, da Bahia e o centro-sul do Pará.
Santa Catarina é o único estado que já conquistou a distinção de livre de febre aftosa sem vacinação. A meta do Ministério da Agricultura é que até o final do ano todo o país seja reconhecido como zona livre com vacinação. A partir daí, a intenção é ampliar o número de regiões livres da doença sem vacinação, o que requer mais trabalho porque um estado depende do controle feito por outros nas áreas de fronteira.
Dados do Ministério da Agricultura mostram que a vacinação contra a febre aftosa alcançou, em 2009, mais de 97% do rebanho de todos os estados brasileiros, com exceção de Santa Catarina, com a utilização de 335,8 milhões de vacinas nas duas etapas realizadas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Roberto estava com vários ferimentos no crânio
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.