Touros da raça Chanchin são julgados na Expogrande

O julgamento da raça de touros Canchim começou nesta manhã na Expogrande 2010, e termina na segunda (22). Os 44 animais, de seis fazendas, serão avaliados quanto à carcaça e outras caracaterísticas, como pelagem. Os touros concorrerão em cinco campeonatos para cada sexo, além das categorias que disputarão em conjuntos. O juiz é Dário de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O julgamento da raça de touros Canchim começou nesta manhã na Expogrande 2010, e termina na segunda (22). Os 44 animais, de seis fazendas, serão avaliados quanto à carcaça e outras caracaterísticas, como pelagem. Os touros concorrerão em cinco campeonatos para cada sexo, além das categorias que disputarão em conjuntos. O juiz é Dário de Freitas.

“A Expogrande é uma vitrine nacional, e sem dúvida o grande objetivo do julgamento é a exposição dos animais para o mercado”, avalia o presidente da Asscociação Brasileira dos Criados de Canchim (ABCCAN), Luiz Carlos Fernandes. Ele acredita que a raça “tem ido bem no Brasil,e tem condições de crescer muito, porque é altamente adaptada às condições” do País. São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são os estados criadores.

A venda de animais costuma aumentar na fezenda Santa Maria, em Três Lagoas, após a participação na Expogrande. O tratador de animais, Fábio Cintra dos Santos, conta que os melhores touros são enviados à feira há cinco anos, e os resultados “sempre aparecem”. “Neste ano trouxemos 20 animais para o julgamento. No ano passado, fizemos mais de 2 mil pontos”, diz.

Na agenda da Expogrande ainda estão as avaliações das raças Nelore (24,25,26 e 27), Gir e Girolando (25,26 e 27), Guzerá (26) e Santa Gertrudis (27). A segunda etapa do julgamento de equinos será nos dias 26,27 e 28, na Pista de Equinos. Os julgamentos são feitos na Pista Central do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Conteúdos relacionados