Senador alerta para risco de migração de bandidos cariocas para outros estados

Ao comemorar em Plenário, nesta segunda-feira (29), o sucesso das operações de repressão ao tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) chamou a atenção para o risco de os criminosos se refugiarem em outras áreas da cidade e do estado do Rio, bem como em outras unidades da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ao comemorar em Plenário, nesta segunda-feira (29), o sucesso das operações de repressão ao tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) chamou a atenção para o risco de os criminosos se refugiarem em outras áreas da cidade e do estado do Rio, bem como em outras unidades da federação.

Valter Pereira assinalou que os incêndios de veículos e ataques a delegacias de polícia, ocorridos nos últimos dias no Rio, foram uma reação dos delinquentes à implantação nas favelas, pelo governo do estado, das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Ele explicou que, pelo projeto do governo, as UPPs ocupam de forma programada e sistematizada as comunidades dominadas pelos traficantes, forçando-os a se deslocarem para outros territórios.

– Num segundo momento, a bandidagem vai acabar optando por outros destinos – alertou. Na avaliação do parlamentar seria necessária “uma grande articulação envolvendo o governo federal e governos estaduais”, como forma de evitar a fuga de marginais para estados menos preparados.

Valter Pereira elogiou o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, pela ação conjunta na repressão ao tráfico.

Em aparte, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Valter Pereira.

Conteúdos relacionados