No rádio, Lula diz ver avanços em negociações do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou positivamente as conversações feitas na semana passada entre os líderes do G20, em Seul, sobretudo diante da perspectiva de se voltar a discutir a Rodada de Doha de negociações comerciais. “Nós chegamos à conclusão de que é preciso retomar as negociações (da Rodada de Doha), sentar na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou positivamente as conversações feitas na semana passada entre os líderes do G20, em Seul, sobretudo diante da perspectiva de se voltar a discutir a Rodada de Doha de negociações comerciais.
“Nós chegamos à conclusão de que é preciso retomar as negociações (da Rodada de Doha), sentar na mesa, começar a discutir a partir de onde nós paramos. Não temos que começar do zero, nós já avançamos muito”, disse Lula em seu programa semana de rádio.
Ainda na avaliação do presidente, prevaleceu entre as lideranças “a maturidade” e “o bom senso” de que o “mundo é interdependente” no tocante à economia e que o processo hoje está “meio desequilibrado”, em razão do descompasso entre o consumo dos países ricos e as exportações dos países pobres.
“Todo mundo está de acordo, todo mundo se coloca quase que de consenso que é preciso que haja um equilíbrio na economia mundial”, afirmou Lula. “Quanto mais comércio, quanto mais consumo, quanto mais produção, mais a roda da economia vai girar e mais o mundo vai crescer”, acrescentou.
Com briga comprada contra a chamada guerra cambial, Lula afirmou que houve uma compreensão unânime de que é necessário “mais seriedade” com relação ao câmbio.
“Houve um avanço e a compreensão de que é preciso de que haja um maior equilíbrio da política cambial para que nenhum país leve vantagem sobre o outro”, disse Lula, que registrou as críticas feitas a norte-americanos e chineses em razão da desvalorização das respectivas moedas visando benefícios individuais às políticas comerciais.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.