No posto do Guanandi, primeiros funcionários são imunizados contra a gripe suína

Além dos trabalhadores de saúde, os indígenas também serão imunizados nessa primeira etapa; crianças começam a ser vacinadas a partir de 22 de março e adultos em 5 de abril

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além dos trabalhadores de saúde, os indígenas também serão imunizados nessa primeira etapa; crianças começam a ser vacinadas a partir de 22 de março e adultos em 5 de abril

Com um ar de alívio de quem está protegido de uma gripe matou pelo menos 15 mil pessoas no mundo somente em 2009, Marilene da Silva, de 42 anos, chefe responsável pela Unidade Básica de Saúde Dona Neta, no bairro Guanandi em Campo Grande, recebeu na manhã a dose da vacina contra a gripe A (H1N1). Ela foi a primeira do local a ser imunizada pela vacina.

Como é funcionária de uma Unidade Básica de Saúde, Marilene da Silva faz parte do público-alvo da primeira etapa de imunização do vírus que vai do dia 8 a 19 de março e é composto por trabalhadores de saúde que exercem funções em hospitais públicos, particulares e unidades de saúde que estão suscetíveis a terem contato com alguém que pode estar com a gripe A.

Na unidade Básica de Saúde Dona Neta, Marilene foi a primeira dos 35 funcionários do local a receber a vacina. Segundo ela, a vacina não dói e é importante para que os funcionários se sintam protegidos. A vacinação dos trabalhadores da saúde está ocorrendo para a manutenção da infra-estrutura dos serviços de saúde para que o atendimento à população não pare.

“Não dói nada e é muito rápido. Agora, já estou preparada contra a gripe”, disse a mulher ao receber uma injeção com a dose da vacina.

Além dos trabalhadores de saúde, os indígenas também serão imunizados nessa primeira etapa. A imunização dos indígenas em Campo Gradne começa amanhã, quando funcionários da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), vão até a aldeia urbana Marçal de Souza realizar a vacinação. No mesmo dia, será a vez da comunidade indígena do Jardim Noroeste e na sexta-feira acontece a imunização no Água Bonita. Ao todo, 2.804 indígenas devem ser imunizados em Campo Grande.

Além dessa primeira etapa, a vacinação contra a gripe será feita em mais quatro e corresponderá aos seguintes públicos-alvo: do dia 22 de março a 7 de abril serão imunizadas as gestantes (11.146 pessoas), do dia 22 de março a 2 de abril será a vez dos portadores de doenças crônicas abaixo de 60 anos (39.869 pessoas) e das crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias (19.224 pessoas); do dia 5 de abril a 23 abril será a vez dos adultos com idade de 20 a 29 anos (142.051 pessoas), do dia 24 de abril a 7 de maio, as pessoas que serão imunizadas são os portadores de doença crônica acima de 60 anos (14.121) e do dia 10 de maio a 21 de maio, os adultos com idade de 30 a 39 anos receberão a vacina (120.811).

Conteúdos relacionados