Mundo ganhou 27 milhões de desempregados em 2009
Vinte e sete milhões de pessoas ao redor do mundo perderam seus empregos em 2009, informou a agência que monitora o trabalho nas Nações Unidas, alertando que o desemprego voltou a crescer num relatório que será divulgado amanhã, quarta-feira, no dia da abertura do Fórum Econômico Mundial na Suíça. Cerca de 12 milhões dos novos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vinte e sete milhões de pessoas ao redor do mundo perderam seus empregos em 2009, informou a agência que monitora o trabalho nas Nações Unidas, alertando que o desemprego voltou a crescer num relatório que será divulgado amanhã, quarta-feira, no dia da abertura do Fórum Econômico Mundial na Suíça.
Cerca de 12 milhões dos novos desempregados estavam na América do Norte, Japão e Europa Ocidental, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O número de desempregados aumentou em quatro milhões no Leste Europeu e na América Latina, enquanto no Oriente Médio, Ásia e África e taxa de desemprego ficou estável no ano passado. Segundo a OIT, o número total de desempregados no mundo chegou a 212 milhões no ano passado.
Os dados apontam para uma necessidade de um “pacto global do emprego” para alavancar o emprego ao redor do mundo, disse a OIT.
“Evitar uma recuperação do desemprego é a prioridade política de hoje”, disse o chefe da OIT, Juan Somavia. “Nós precisamos que a mesma decisão política usada para salvar os bancos seja agora aplicada para salvar e criar empregos para as pessoas”.
Num relatório de 82 páginas, a agência sediada em Genebra afirma esperar que o desemprego permaneça alto em 2010, talvez com um adicional de três milhões de trabalhadores perdendo seus empregos nos países mais ricos.
A OIT disse que a taxa mundial de desemprego ficou em 6,6% no ano passado, mas que o verdadeiro cerne do problema é muito mais grave, porque mais de 600 milhões de trabalhadores e suas famílias sobrevivem com menos de US$ 1,25 por dia. Outros 200 milhões estão pouco acima da linha internacional de pobreza. A OIT alerta que as condições de trabalho se deterioram, especialmente nas regiões com baixa produtividade, como nos países da África Subsaariana.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.