Morre militante que escondia comunistas em fazenda no Mato Grosso do Sul

Faleceu na quinta-feira (18), aos 98 anos de idade, o artista plástico e ex-presidente de honra do PCB paranaense Espedito Rocha. Nos anos 60, ele morou em Mato Grosso do Sul. Após o Golpe de 64, Espedito cuidava de uma fazenda em São Gabriel do Oeste comprada por militantes para financiar a atividade partidária e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Faleceu na quinta-feira (18), aos 98 anos de idade, o artista plástico e ex-presidente de honra do PCB paranaense Espedito Rocha. Nos anos 60, ele morou em Mato Grosso do Sul. Após o Golpe de 64, Espedito cuidava de uma fazenda em São Gabriel do Oeste comprada por militantes para financiar a atividade partidária e abrigar comunistas.

Segundo o professor Fausto Matto Grosso, tradicional militante comunista em MS a atualmente filiado ao PPS, Espedito fez parte da construção do PCB em Mato Grosso do Sul. “A tal fazenda, em São Gabriel do Oeste,  foi comprada por nossos antigos camaradas para desenvolver o plantio de café e financiar a atividade partidária”, relembra. “Os velhos comunistas sul-mato-grossenses, tenho certeza, se consideram hoje de luto”, afirma.

Para se preservar na clandestinidade, passou a utilizar o nome de Tiburcio Melo. Chegou a ser preso e torturado. Segundo companheiros de militância, atingiu o peso de 38 quilos mas fugiu e se recuperou, mudando novamente o nome para Tadeu Melo.

Enquanto estava escondido, Espedito desenvolveu a carreira de artista plástico, como escultor. Atividade da qual se dedicou até os últimos dias de sua vida. Com o fim do período militar, retornou a Curitiba onde refundou o PCB. Presidiu o partido até os anos 90.

Um dos poucos membros do Comitê Central do PCB que não se exilou em 1974, Espedito estava internado no Centro Médico Nossa Saúde e lutava contra um câncer diagnosticado recentemente. Será velado hoje (19), a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná e cremado no Crematório Pinhais ainda nesta sexta, às 11 horas.

(Com informações do PPS-PR)

Conteúdos relacionados