Helicópteros brasileiros partem para resgate de reféns das Farc

Helicópteros do Exército partiram neste sábado de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para território colombiano dentro da missão humanitária que espera receber dois reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), confirmou a Cruz Vermelha Internacional. Os aparelhos, dois Cougar com dez tripulantes cada, saíram da cidade amazônica, na fronteira com a Colômbia, …

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Helicópteros do Exército partiram neste sábado de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para território colombiano dentro da missão humanitária que espera receber dois reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), confirmou a Cruz Vermelha Internacional.

Os aparelhos, dois Cougar com dez tripulantes cada, saíram da cidade amazônica, na fronteira com a Colômbia, pouco depois das 9h20 (Brasília) rumo a Villavicencio.

Os helicópteros e os tripulantes estão identificados com o emblema do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), organismo que coordena a missão humanitária.

Antes da chegada ao ponto de resgate, os helicópteros farão uma escala técnica em algum lugar da selva para reabastecer.

O objetivo da missão é receber o sargento do Exército colombiano Pablo Emilio Moncayo, em poder das Farc há 12 anos, e o soldado Josué Daniel Calvo, refém há 11 meses.

A guerrilha também tinha se comprometido a entregar o corpo do major da Polícia Julián Guevara, morto em cativeiro em 2006, mas ontem confirmou que isso não será possível.

Moncayo é o refém mais antigo em poder das Farc, com 12 anos de cativeiro, enquanto Calvo, que aparentemente está muito doente, foi sequestrado dias antes que a guerrilha anunciasse sua disposição a libertar os militares.

Conteúdos relacionados