Com os investimentos feitos no município de  a partir do ano de 2000, o setor educacional acumula prêmios e se consolida como modelo, principalmente por contar em seus quadros com profissionais capacitados.

De acordo com a Gerência responsável pelo setor, os resultados de todo o investimento é, por exemplo, o fato de que 100% dos profissionais de educação ter curso superior. O projeto de valorização do profissional da área, sempre através das parcerias com o MEC, teve inicio no segundo mandato do ex-prefeito Euclides Fabris e foi mantido pelo atual mandatário Zelmo de Brida.

Além da formação universitária a prefeitura ainda possibilita e incentiva o programa de formação continuada. “Todos tem curso superior e mais de 80% com especialização”, comemora Daniela Santelli, uma das responsáveis pela coordenação pedagógica da Gemed. Na próxima segunda-feira (12) mais 60 professores concluirão uma nova etapa do projeto de formação continuada. A forma de capacitação é permanente.

Pelo projeto o Ministério da Educação oferece por intermédio de uma universidade pública a instrução aos técnicos do município que repassam conhecimentos aos professores. Os custos são divididos entre o município e a união. O município de Naviraí tem 350 profissionais da educação na rede municipal.

Desse total 250 são da educação infantil e do ensino fundamental e cerca de 100 educadores de creche. A cidade conta com 6 escolas municipais no perímetro urbano e duas na zona rural. Juntas elas atendem cerca de 6 mil alunos.