Em meio à pressão judicial, Agepen mexe no comando de presídios

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo, determinou a transferência de 663 presos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo, determinou a transferência de 663 presos

No momento em que a Justiça pressiona pela transferência de presos do complexo penitenciário de Campo Grande devido à superlotação, a Agepen (Agência Penitenciário do Estado) troca o comando de penitenciárias de Campo Grande.

Conforme decreto publicado no Diário Oficial de hoje Acir Rodrigues deixa a direção do Centro de Triagem para assumir o Presídio de Trânsito. A vaga deixada por ele será ocupada pelo também gestor da área de Segurança e Custódia, Antônio Rubens Fernandes.

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo, determinou a transferência de 663 presos do complexo penal de Campo Grande para outras unidades.

Isso o magistrado definiu 120 dias atrás, em novembro passado, e data limite para a transferência expiraria ontem, quarta-feira, 17 de março. Mas, o governo do Estado recorreu ao Tribunal de Justiça. Agora, o prazo ficará suspenso até o julgamento da liminar.

Currículo

Conforme o currículo divulgado hoje pelo governo do Estado, Acir é formado em Ciências Sociais, com especialização em Gestão Prisional. Trabalha há mais de 30 anos no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul e já dirigiu diversas unidades penais da Capital e do interior. Ele estava na direção do Centro de Triagem desde março do ano passado.

O novo diretor do Centro de Triagem também possui vasta experiência de trabalho no sistema prisional. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Prisional, tem 25 anos de serviços prestados, foi diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti e atuou em chefias no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, Instituto Penal de Campo Grande e no próprio CT, além da unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã.

Fernandes assume em substituição ao gestor penitenciário da área de Segurança e Custódia, Jorge Ferreira de Araújo, que estava no cargo desde abril de 2008.

Conteúdos relacionados