Dia de campo orienta cerca de 200 produtores rurais sobre cultivo da banana em Nioaque

Um dia de campo com o objetivo de mostrar o cultivo de banana será ministrado na próxima quinta (7) para pequenos agricultores em Nioaque. O evento será promovido pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma e reunirá cerca de 200 pequenos e médios produtores rurais da região cadastrados no Projeto, que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um dia de campo com o objetivo de mostrar o cultivo de banana será ministrado na próxima quinta (7) para pequenos agricultores em Nioaque. O evento será promovido pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma e reunirá cerca de 200 pequenos e médios produtores rurais da região cadastrados no Projeto, que atende 11 municípios com ações que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar.

De acordo com Antônio Minari Júnior, coordenador do projeto, das 17 mil toneladas de banana nanica que chegam até o Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), apenas 308 toneladas são produzidas em Mato Grosso do Sul.

“Nosso Estado tem grande potencial de produção, porém, somos importadores de banana. Muitos já plantam, mas sem tecnologia e irrigação. O objetivo é estimular o cultivo da banana como atividade econômica, mostrar que temos potencial para produzir mais e com qualidade”, explica Minari.

A bananeira é uma planta tipicamente tropical que exige calor constante, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e elevada umidade para um bom desenvolvimento e produção. Um dos objetivos do projeto está o aperfeiçoamento e aumento da produção local e regional dos agricultores familiares.

Eles também buscam a diversificação e acesso ao mercado e oferecer capacitação e assistência técnica aos agricultores.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Conteúdos relacionados