DEM desiste e dez chapas disputam eleições no DF
O pré-candidato do Democratas às eleições indiretas do Distrito Federal, Osório Adriano, desistiu de concorrer ao cargo de governador, depois de reunião da Executiva Nacional do partido, nesta quarta-feira (7). Com isso, são dez chapas na disputa das eleições indiretas no DF. O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nos últimos minutos a candidatura do ex-reitor […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O pré-candidato do Democratas às eleições indiretas do Distrito Federal, Osório Adriano, desistiu de concorrer ao cargo de governador, depois de reunião da Executiva Nacional do partido, nesta quarta-feira (7). Com isso, são dez chapas na disputa das eleições indiretas no DF.
O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nos últimos minutos a candidatura do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Ibañez Ruiz, que tem como vice o sindicalista Cícero Rola. As eleições indiretas estão marcadas para o dia 17 de abril e determinarão quem vai ocupar o cargo até 31 de dezembro.
Nilton Reis do Partido Verde (PV) foi o primeiro a protocolar a participação nas eleições. O Partido Social Liberal (PSL) formalizou a candidatura do vice-presidente do partido, Newton Lins, quem tem como vice o empresário Paulo Vasconcelos, presidente do Diretório Regional do DF do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Pelo PCdoB concorre o advogado Messias de Souza, que é assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e foi secretário de Desenvolvimento Social do governador Cristovam Buarque.
O PMDB inscreveu o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan), Rogério Rosso e para vice a ex-deputada distrital Ivelise Longhi. O governador em exercício Wilson Lima (PR) também concorre nas eleições indiretas. Completam a lista de candidatos Aguinaldo de Jesus (PRB), Brigadeiro José Carlos Pereira (PRTB), Luiz Felipe Coelho (PTB) e Virgílio Macedo (PSDC).
O Distrito Federal enfrenta uma grave crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora. A PF investiga um suposto esquema de propina no governo distrital que envolveria o primeiro escalão do Executivo local, que levou à prisão e afastamento do então governador José
Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) por tentativa de suborno de uma testemunha do caso. Dias depois, o vice-governador Paulo Octávio renunciou ao cargo, assumindo interinamente o então presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima. Durante a prisão, Arruda teve o mandato cassado pelo TRE-DF por infidelidade partidária, vagando o cargo.
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) informou que o motivo da desistência do pré-candidato do DEM Osório Adriano foi a estratégia do partido de priorizar a preparação para as eleições diretas, em outubro. Ele explicou que desistir é uma forma de evitar a vinculação aos erros da administração anterior. “Seria mais um período de desgaste desnecessário para o partido”, afirma Santana.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.