Criança indígena morre e CIMI denuncia Funasa por falta de assistência
Os índios da etnia Guarani-Caiuá continuam vivenciando um estado de abandono, onde adultos e crianças passam por privações alimentares. Um recente episódio que evidencia a situação degradante foi a morte de um menino na noite desta terça-feira, em Amambai, por provável desnutrição. O menino indígena era do acampamento Kurussú Ambá fica as margens da MS […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os índios da etnia Guarani-Caiuá continuam vivenciando um estado de abandono, onde adultos e crianças passam por privações alimentares. Um recente episódio que evidencia a situação degradante foi a morte de um menino na noite desta terça-feira, em Amambai, por provável desnutrição.
O menino indígena era do acampamento Kurussú Ambá fica as margens da MS 289, que liga Amambaí e Coronel Sapucaia, a 394 km de Campo Grande. As cerca de 50 famílias acampadas foram expulsas da Aldeia de Taquaperi, no final de 2006, e atualmente encontram-se acampados na entrada da fazenda Madama, segundo eles, antigo Tekhora (terra tradicional).
Os índios alegam que fizeram apelo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) sobre a saúde debilitada da criança a cerca de 15 dias. Ontem, Egon Dionísio Hech, do Conselho Indigenista Missionário – regional MS e a irmã Joana D`ARC foram fazer uma visita à comunidade e encontraram a criança muito fraca. Eles levaram-na para a Funasa em Amambai por volta das 11h30 e a noite a Funasa levou até o acampamento o corpo da criança.
Egon Hech revela que o caso da criança indígena morta nesta terça-feira não é um caso isolado. Segundo ele, “existe um verdadeiro cemitério infantil na entrada do acampamento, ao lado dos barracos de lona”.
O indigenista ainda acusa a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de recusar atendimento para os indígenas do acampamento por considerar o local uma área de conflito, o que colocaria os funcionários do órgão em rico, na hora da entrega das cestas com alimentos.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Funasa, em Campo Grande, que se comprometeu em enviar um comunicado oficial sobre o fato e informações sobre a necropsia da criança morta ontem.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.