Chávez recebe Putin em visita à Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu nesta sexta-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que faz uma visita de 12 horas à Venezuela para impulsionar as relações bilaterais e negociar acordos. VLogo depois da chegada de Putin a Caracas, ambos seguiram para o porto de La Guaira, onde subiram a bordo do veleiro-escola russo “Kruzenshtern”. Depois […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu nesta sexta-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que faz uma visita de 12 horas à Venezuela para impulsionar as relações bilaterais e negociar acordos.
VLogo depois da chegada de Putin a Caracas, ambos seguiram para o porto de La Guaira, onde subiram a bordo do veleiro-escola russo “Kruzenshtern”.

Depois da visita, Chávez e Putin devem voltar a Caracas, onde o primeiro-ministro russo depositará flores no túmulo de Simón Bolívar, líder da independência da América hispânica nascido no território que hoje faz parte da Venezuela.

Em seguida, os líderes dos dois países começam reuniões de trabalho e assinatura de documentos.

Ontem à noite, Chávez disse que a visita de Putin é “muito especial e importante” e que representava um “impulso na construção de um novo mundo multipolar”.

O presidente da Venezuela lembrou que, até agora, os aspectos mais relevantes das relações com a Rússia foram os setores de energia e defesa, mas adiantou que com esta visita se ampliarão os contatos em “tecnologia, indústria espacial e energia atômica”, entre outros.

De acordo com o declarado até agora pelos porta-vozes de ambos os países, o acordo mais importante que será assinado durante a visita de Putin é o de criação de uma empresa mista para explorar uma parte da Faixa Petrolífera do Orinoco.

Essa empresa, segundo dados oficiais, poderá explorar e processar 450 mil barris de petróleo diários e exigirá investimentos de US$ 30 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões).

Chávez informou na noite desta quinta-feira que o presidente boliviano, Evo Morales, também estará hoje na Venezuela para se reunir com Putin e tratar de assuntos de interesse bilateral.

O governante venezuelano deu a entender que, diante da impossibilidade de Putin ampliar sua viagem até a Bolívia, se decidiu que a reunião com Morales seria realizada em Caracas.

Conteúdos relacionados