Calçadas se transformaram em “território sem lei” em Dourados

A cidade de Dourados sempre é lembrada por suas largas avenidas e suas calçadas espaçosas, mas nos últimos meses a situação mudou. As ruas largas ficaram pequenas demais para a grande quantidade de carros em circulação, enquanto que as calçadas se transformaram em “território sem lei”.A falta de fiscalização fez com que as calçadas dessem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cidade de Dourados sempre é lembrada por suas largas avenidas e suas calçadas espaçosas, mas nos últimos meses a situação mudou.

As ruas largas ficaram pequenas demais para a grande quantidade de carros em circulação, enquanto que as calçadas se transformaram em “território sem lei”.

A falta de fiscalização fez com que as calçadas dessem lugar ao estacionamento de carros. Assim como acontece no calçadão da Praça Antonio João, é fácil observar na área central de Dourados e também nas proximidades do Shopping Center pedestres tendo que usar a rua, correndo o risco de serem atropelados.

Este é o caso da empregada doméstica Celeste Firmo de Castro que sofre para andar com o carrinho do seu bebe pelas calçadas. “Tem vezes que ando até mais de um quarteirão na beira da rua porque os carros invadem as calçadas”, disse ela.

O comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado, afirmou que estacionar carros nas calçadas é proibido e infringe o Código de Trânsito Brasileiro. “Estamos fiscalizando”, disse o comandante lembrando que muitos motoristas já foram multados.

Já a fiscalização das construções irregulares e a colocação de propagandas irregulares nas calçadas é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados informou que os fiscais de posturas estão atentos às irregularidades.

O caso mais grave de ocupação irregular de calçadas foi registrado na Avenida Weimar Torres, onde uma pizzaria construiu uma espécie de “cercadinho” de ferro para proteger os clientes e as mesas e cadeiras colocadas em toda a extensão da calçada. Neste local o pedestre é obrigado a trafegar na rua.

O Código de Posturas obriga que as calçadas tenham pelo menos dois metros de espaço livre nas calçadas da área comercial para o trânsito de pedestres.

Já para os motoristas que estacionam seus carros nas calçadas o Código de Trânsito prevê, além da multa considerada de natureza grave, a anotação de cinco pontos na carteira de habilitação.

Conteúdos relacionados