Bombeiros alertam para risco de afogamentos no feriado
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que tenha mais cuidado durante banhos em rios, lagos e piscinas neste feriado prolongado para evitar riscos de afogamento. De acordo com o resultado parcial informado pela assessoria de comunicação dos Bombeiros, foram registradas 39 mortes por afogamento desde janeiro deste ano até agora em todo o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que tenha mais cuidado durante banhos em rios, lagos e piscinas neste feriado prolongado para evitar riscos de afogamento. De acordo com o resultado parcial informado pela assessoria de comunicação dos Bombeiros, foram registradas 39 mortes por afogamento desde janeiro deste ano até agora em todo o Estado. Na Capital foram quatro ocorrências. Ano passado houve 53 mortes sendo 43 óbitos no interior e dez em Campo Grande.
De acordo com os bombeiros, os locais considerados mais perigosos para banhos são os rios Taquari, na região de Coxim, o rio Aquidauana e o rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá. Nestas áreas são mais frequentes as ocorrências de afogamento, por isso são consideradas regiões perigosas. Dicas de segurança Para se divertir em piscinas sem grandes preocupações a dica dos bombeiros é que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria regularizado e em dia.
A certificação tem validade de um ano. Outro cuidado a ser observado é a presença de pelo menos dois salva-vidas a cada 500 metros quadrados de água – exigência prevista na legislação. É desaconselhável nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãibra ou cansaço que provoque perda de força e consequentemente o afogamento. Em rios o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade.
A dica é que crianças entrem só em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos também devem estar equipados com bóias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro. Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.