Afeganistão já tem o ano mais violento para as tropas estrangeiras
A queda de um helicóptero com a morte de nove soldados da Força Internacional de Segurança (Isaf) da OTAN nesta terça-feira (21), no sul do Afeganistão, já faz de 2010 o ano mais violento ao longo dos nove anos de guerra no país. Com essas novas baixas, o número de militares estrangeiros mortos no decorrer […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A queda de um helicóptero com a morte de nove soldados da Força Internacional de Segurança (Isaf) da OTAN nesta terça-feira (21), no sul do Afeganistão, já faz de 2010 o ano mais violento ao longo dos nove anos de guerra no país. Com essas novas baixas, o número de militares estrangeiros mortos no decorrer do ano sobe a 529, oito a mais que em 2009, quando 521 militares estrangeiros morreram no país. As estatísticas são das agências internacionais de notícias France Presse e Reuters.
queda do helicóptero ainda deixou outras quatro pessoas feridas. “Um soldado da Isaf, um soldado afegão e um civil americano ficaram levemente feridos”, infomou nota da OTAN.
O motivo do acidente ainda não é conhecido. A Isaf não reconhece que a queda da aeronave tenha sido causada por artilharia inimiga.
“Nove soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) morreram no acidente de um helicóptero no sul do Afeganistão”, afirma um comunicado da Otan.
“Um soldado da Isaf, um soldado afegão e um civil americano ficaram levemente feridos”, completa o texto.
“Nenhuma informação apontou tiros inimigos na zona, estamos investigando a causa do acidente”, destaca ainda o comunicado.
Pouco depois, no entanto, os talibãs anunciaram que derrubaram um helicóptero da Otan nesta terça-feira.
“Derrubamos um helicóptero das forças estrangeiras no distrito de Daychopan e matamos mais de 10 soldados”, declarou à AFP Yusus Ahmadi, porta-voz dos extremistas.
Em apenas nove meses, 2010 é o ano mais violento para as tropas internacionais desde a queda do regime talibã no fim de 2001, expulsos do poder por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, segundo uma contagem da AFP com base em dados do site independente icasualties.org.
O ano de 2009, com 521 soldados mortos, havia sido de longe o mais sangrento para as forças estrangeiras, que enfrentam há três anos uma considerável intensificação da insurreição talibã.
A grande maioria das vítimas entre os soldados internacionais é de americanos, com 2.097 mortos em nove anos. As tropas dos Estados Unidos representam atualmente mais de dois terços dos 150 mil oficiais da coalizão presentes no Afeganistão.
De 60 mortos em 2004, el balançou subiu a 131 mortos em 2005, 191 em 2006, 232 em 2007, 295 em 2008, antes do grande salto a 521 em 2009.
Há pelo menos um ano, a opinião pública nos 40 países que compõem a Isaf, com os Estados Unidos à frente, se tornou majoritariamente contrária ao envio de soldados ao que cada vez mais parece um atoleiro sangrento.
A situação fez com que alguns países retirassem ou anunciassem a retirada de seus soldados e levou o presidente americano, Barack Obama, a anunciar no início do ano que os primeiros militares do país começarão a deixar o território afegão em meados de 2011.
Mas analistas são unânimes ao considerar que as forças afegãs precisarão de muitos anos para ter um número e formação suficiente para assumir o controle da segurança do país.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.