Incêndio no Parque: reforço aéreo deve chegar até as 13 horas
Quinze mil hectares já foram queimados. O parque tem 73,3 mil ha.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quinze mil hectares já foram queimados. O parque tem 73,3 mil ha.
O fogo continua intenso no Parque das Várzeas de Ivinhema, no município de Jateí. Até ontem, a situação mostrava-se controlada. Porém, à tarde, a ocorrência de muito vento na região causou um aumento no número dos focos, que hoje estão atingindo aproximadamente 15 mil dos 73,3 mil hectares do parque.
“Ontem, com o vento, o fogo estava totalmente fora de controle. Mas durante a madrugada conseguimos retomar as rédeas da situação”, informou Laurindo Petelinkar, gerente do parque, ao MidiamaxNews.
A equipe de cerca de 60 pessoas – bombeiros, funcionários de fazendas vizinhas e policiais militares ambientais – que trabalha no local aguarda, para antes das 13 horas, um reforço aéreo que deve ser mandado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semact).
“Vamos reunir todos os esforços ainda hoje. O número de pessoas nos ajudando aqui é suficiente e, com a chegada dos aviões da Semact, só vai faltar a ‘ajudinha dos céus’: precisamos que os ventos cessem um pouco”, diz Petelinkar, que está no parque desde segunda-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da Semact, neste momento estão a caminho de Jateí dois aviões e cerca de 40 pessoas. “Se for necessário, teremos a ajuda do Parque Ilha Grande, no Paraná, que é vizinho do Parque de Ivinhema. Eles têm uma boa equipe de prevenção e contenção de incêndios lá”, informou a assessoria.
FAUNA – A fauna da região não foi atingida, pois a área queimada era composta de braqueárias e campos de várzea. No entanto, caso o fogo não seja controlado, os animais que vivem no parque estarão, também, ameaçados. “Por enquanto, eles têm para onde ir. Estão se abrigando onde tem mais árvores e nas proximidades do rio Ivinhema”, explica o gerente.
Os 15 mil hectares destruídos representam 20% da área total do parque, que foi criado em 1998 e fica na divisa com o estado do Paraná. A sua extensão abrange, além de Jateí, os municípios de Naviraí e Taquarussu.
Desde o início do incêndio, na última sexta-feira, os bombeiros e voluntários têm encontrado muitas dificuldades, pois o local é de difícil acesso. Com a chegada dos aviões, a equipe espera terminar o trabalho de contenção dos focos nos próximos dois dias.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.