FHC pede que presidenciáveis ajudem país a superar crise

Em entrevista no início da tarde, ao deixar o Itamaraty, o presidente Fernando Henrique Cardoso, pediu o apoio dos candidatos para a superação das dificuldades do país. “Acho que estamos vivendo um momento importante no Brasil. É preciso que os candidatos tomem consciência do que está sendo feito e manifestem seu apoio ao país. Acho […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em entrevista no início da tarde, ao deixar o Itamaraty, o presidente Fernando Henrique Cardoso, pediu o apoio dos candidatos para a superação das dificuldades do país. “Acho que estamos vivendo um momento importante no Brasil. É preciso que os candidatos tomem consciência do que está sendo feito e manifestem seu apoio ao país. Acho que eu, como presidente da República, tenho essa responsabilidade além de quaisquer outras – a principal das quais é fazer com que o Brasil mantenha o que já conseguiu e avance mais”, afirmou.

FHC disse que data do encontro que pretende manter com os candidatos ainda não está definida, mas a expectativa é de que o primeiro deverá ser recebido já nesta quinta-feira.

Segundo o presidente, o Brasil dispõe hoje de credibilidade internacional, fato comprovado não somente pelo apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas também por outras instituições, como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). E isso, assinalou Fernando Henrique, faz com que brasileiros tenhamos uma posição mais definida em defesa dos interesses nacionais.

“Nossos interesses nesse momento são baixar a taxa de juros na medida do possível e, para isso, é preciso fazer com que haja uma taxa de dólar razoável, que as linhas de crédito seja restabelecidas. Não há qualquer razão para que isso não ocorra e não podemos deixar que haja falta de confiança em função de uma eleição”, disse o presidente.

Ainda sobre as eleições, o presidente lembrou que elas são um processo democrático, ao qual caberá ao povo decidir. Em relação aos candidatos, Fernando Henrique cobrou mais responsabilidade: “Eleição é um processo democrático, o povo decidirá. Agora os candidatos têm que assumir suas responsabilidades e eu gostaria de vê-los assumindo. Alguns já o fizeram, assumindo essa responsabilidade perante o país”.

As declarações do presidente foram dadas após participar da reunião da Comissão Interministerial para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +10, que será realizada no final deste mês em Johannesburgo, na África do Sul.

Conteúdos relacionados