FHC pede que presidenciáveis ajudem país a superar crise
Em entrevista no início da tarde, ao deixar o Itamaraty, o presidente Fernando Henrique Cardoso, pediu o apoio dos candidatos para a superação das dificuldades do país. “Acho que estamos vivendo um momento importante no Brasil. É preciso que os candidatos tomem consciência do que está sendo feito e manifestem seu apoio ao país. Acho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em entrevista no início da tarde, ao deixar o Itamaraty, o presidente Fernando Henrique Cardoso, pediu o apoio dos candidatos para a superação das dificuldades do país. “Acho que estamos vivendo um momento importante no Brasil. É preciso que os candidatos tomem consciência do que está sendo feito e manifestem seu apoio ao país. Acho que eu, como presidente da República, tenho essa responsabilidade além de quaisquer outras – a principal das quais é fazer com que o Brasil mantenha o que já conseguiu e avance mais”, afirmou.
FHC disse que data do encontro que pretende manter com os candidatos ainda não está definida, mas a expectativa é de que o primeiro deverá ser recebido já nesta quinta-feira.
Segundo o presidente, o Brasil dispõe hoje de credibilidade internacional, fato comprovado não somente pelo apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas também por outras instituições, como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). E isso, assinalou Fernando Henrique, faz com que brasileiros tenhamos uma posição mais definida em defesa dos interesses nacionais.
“Nossos interesses nesse momento são baixar a taxa de juros na medida do possível e, para isso, é preciso fazer com que haja uma taxa de dólar razoável, que as linhas de crédito seja restabelecidas. Não há qualquer razão para que isso não ocorra e não podemos deixar que haja falta de confiança em função de uma eleição”, disse o presidente.
Ainda sobre as eleições, o presidente lembrou que elas são um processo democrático, ao qual caberá ao povo decidir. Em relação aos candidatos, Fernando Henrique cobrou mais responsabilidade: “Eleição é um processo democrático, o povo decidirá. Agora os candidatos têm que assumir suas responsabilidades e eu gostaria de vê-los assumindo. Alguns já o fizeram, assumindo essa responsabilidade perante o país”.
As declarações do presidente foram dadas após participar da reunião da Comissão Interministerial para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +10, que será realizada no final deste mês em Johannesburgo, na África do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.