Cigarro é a droga que mais causa dependência e mortes no Brasil

O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída a substância chamada nicotina. No Brasil é uma droga liberada, mas causa grandes danos à saúde, entre eles o câncer. Apesar dos males que o hábito de fumar provoca, é uma das drogas mais consumidas no mundo e no Brasil. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída a substância chamada nicotina. No Brasil é uma droga liberada, mas causa grandes danos à saúde, entre eles o câncer. Apesar dos males que o hábito de fumar provoca, é uma das drogas mais consumidas no mundo e no Brasil.

Quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro geralmente em nove segundos. Os principais efeitos no Sistema Nervoso Central são a alteração de humor e a falta de apetite.

O cigarro é considerado uma droga estimulante. Alguns fumantes, quando suspendem repentinamente o consumo, podem sentir um desejo incontrolável por voltar a fumar, irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade de concentração, sudorese, tontura, insônia e dor de cabeça.

Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência, que desaparece dentro de uma ou duas semanas, mas são os sinais que caracterizam o quadro de dependência provocado pelo uso de tabaco.

A fumaça do cigarro contém um número muito grande de substâncias tóxicas ao organismo e o uso constante do cigarros aumenta a probabilidade da pessoa adquirir doenças como a pneumonia, câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago), infarto, bronquite crônica; enfisema pulmonar; derrame cerebral e úlcera digestiva.

O hábito de fumar é muito freqüente na população. A campanha antitabagista, que traz fotos no verso das embalagens de cigarro retratando os males provocados pelo fumo, está surtindo o efeito desejado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados