Suor escorrendo na testa, adrenalina nas alturas e superação: Para aqueles que buscam e curtem a corrida, Mato Grosso do Sul ainda tem 11 maratonas para acontecem até dezembro, incluindo 3 com a opção de 42 km.

A mais recente confirmação aconteceu nesta semana, quando a segunda edição da Maratona de foi oficialmente lançada, em solenidade realizada no Bioparque do Pantanal. A prova acontecerá no dia 2 de julho e terá grandes novidades aos corredores profissionais e demais participantes.

A expectativa é de que duas mil pessoas marquem presença no evento. A principal novidade é a homologação da maratona, cujo percurso de 42 km será aferido e medido pela FAMS (Federação de de Mato Grosso do Sul).

A arbitragem estará presente durante a prova para conferência de resultados, o que garante ainda mais segurança a todos os atletas inscritos. 

corrida maratona
Brazil Tour terá etapa inédita em (Foto: Divulgação/ XTerra Brazil)

Provas em maio

Porém, para aqueles que estão ansiosos para correr, há opções que acontecem ainda em maio, como o Lendas do Interior – Corrida Rústica, em Ivinhema, no dia 14. O circuito terá distâncias kids (crianças), 5km (corrida e caminhada), 11km (corrida) e 21km (corrida), que deverá ser percorrida individualmente.

Neste caso, as inscrições estão encerradas, mas ainda é possível acompanhar os corredores, a partir da 1ª largada, que acontece às 6h. Ainda no interior, em meio as paisagens de , acontece o Recanto das Águas Trail Run.

Com provas de corrida de 5, 10 e 15 km, o evento proporciona desafios enquanto explora as trilhas, e cachoeiras do Rio Mimoso. Neste caso, as inscrições ainda estão abertas neste link.

Além disso, o atleta poderá desfrutar de um dia inteiro de lazer e cultura com a família, com música ao vivo, day-use com áreas para banho, almoço pantaneiro de comitiva e piscinas climatizadas.

bonito
Bonito tem várias provas marcadas (Foto: Divulgação)

Maratona de Revezamento VO2

A prova pedestre 8ª Maratona VO2 Cidade de Campo Grande/7ª Meia Maratona Cidade de Campo Grande/12ª Maratona VO2 de Revezamento/3ª 10k de Campo Grande será realizada no dia 21 de maio, no Internacional de Campo Grande.

Este evento terá a distância de 42, 195 km, podendo ser feita individualmente ou por equipes formadas por 4, 6, 8 ou 12 atletas, e a distância de 21,095 km individual (Meia Maratona), e a distância de 10,5 km (corrida de 10,5 km). Para correr, as inscrições estão encerradas, mas a entrada é gratuita para quem deseja assistir as corridas.

Pet também participa

A 1ª Corrida Unimed Campo Grande será realizada no dia 27 de maio, a partir das 16h, no Parque das Nações Indígenas. As categorias são Infantil (500m), Caminhada (2km) – aqui o pet também pode participar – e Corrida, com percursos de 5km e 10km.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetivadas clicando aqui, onde os participantes deverão escolher entre as categorias. A corrida faz parte de uma série de ações festivas em comemoração aos 50 anos da Unimed.

maratona campo grande
Maicon venceu a primeira maratona que disputou (Foto: Nathalia Rabelo, Midiamax)

Mais Bonito

Em junho, Bonito tem mais duas corridas para quem quer suar e desfrutar das belezas naturais: o XTerra Bonito e o Trail Run Desafio Boiadeira. A etapa do XTerra conta com as modalidades de Triathlon, Trail Noturno, Trail Run e Kids. As inscrições estão abertas neste link, até 16 de junho.

Já nos dias 02 e 03 de Junho, acontece a 4° edição do Trail Run Desafio Boiadeira, que possui dois percursos: 6K e 12K, com largada e chegada na famosa Praça da Liberdade, no Centro da cidade.

O percurso possui a largada na praça e segue para a histórica estrada boiadeira, onde atravessam por matas, córregos, terrenos acidentados, lama e morros. As inscrições vão até 31 de maio, neste link.

Junho também está movimentado em Três Lagoas, com duas corridas: A Corrida dos Aventureiros da Cascalheira e o Circuito Esportivo Solidário 2023.

maratona
Parceria entre corredores no Inferninho, também em Campo Grande (Foto: Divulgação/Roberto Oshiro)

A 3ª Corrida dos Aventureiros acontece no dia 11 de junho, na região da Cascalheira, em Três Lagoas. A prova terá o percurso de 10 km, 5 km e caminhada. As inscrições vão até 2 de junho, clicando aqui.

Já o circuito acontece em comemoração ao 1º ano de funcionamento do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em 25 de junho. O evento tem como objetivo estimular a doação de sangue pela prática esportiva.

Serão três modalidades (caminhada, corrida e ciclismo) com percursos de 5 km em Três Lagoas. As inscrições, gratuitas, são limitadas e acontecem até 16 de junho.

Campo Grande

Ainda em junho, o 1ª Raviera Run acontece na Capital de MS em 18 de junho, com percurso na Avenida Afonso Pena e Parque dos Poderes, com largada em frente à Concessionária Nissan, na Afonso Pena.

De acordo com a organização, todo o valor das inscrições arrecado será destinado para a Associação Flor de Cerejeira, que realiza trabalhos de inclusão social voltados ao público com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Os percursos são de 10 km e 5 km e as inscrições vão até 10 de junho, clicando aqui.

Em julho, também em Campo Grande, também será realizada a Maratona Campo Grande, citada acima. Porém, em e Sidrolândia também terão corridas no mês.

Confira as demais corridas e maratonas já confirmadas para 2023:

DataCidadeNomeDistânciasInscrições
8/7/2023MaracajuCorrida Sicredi 202310/5kmClique aqui
9/7/2023Sidrolândia42k Fazenda Piana 202342/21/7kmClique aqui
11/8/2023Campo GrandeCorrida da Advocacia Noturna 202321/10/5/2kmClique aqui
13/8/2023Campo Grande2ª Corrida Beneficente da Família10/5kmClique aqui
16/9/2023BodoquenaTrail Run Serra da Bodoquena42/30/21/12kmClique aqui
18/11/2023JaraguariTrail Run Furnas do Dionísio Noturna 20239/4kmClique aqui