Atletas de MS são convocados por comitê brasileiro para evento de alto rendimento

Eventos voltado para atletas de 12 a 17 anos acontece em São Paulo, no começo de fevereiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
atletas
Treino de Atletismo durante o Camping Escolar Paralímpico 2022, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (Foto: Ale Cabral/CPB)

Sete paratletas de Mato Grosso do Sul foram convocados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para participar do Camping Escolar Paralímpico 2023. A primeira fase será realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os atletas do Estado que integram a lista são:

  • Bruno Alves da Silva – Atletismo
  • Wellington Kauã Silva Oliveira – Atletismo
  • Anahí Bueno Farias Batista – Badminton
  • Guilherme Aparecido de Brito – Bocha
  • Amanda Cristina Bragança de Oliveira – Futebol PC
  • Gustavo Henrique Marques Alvares – Futebol PC
  • Khayky Calderoni Brito – Tênis de Mesa

O projeto é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

No ano passado, os atletas se destacam Campeonato Nacional das Paralimpíadas. Bruno, por exemplo, garantiu 3 medalhas de ouro. Wellington Kauã e Anahí conseguiram uma cada. Já Khayky levou uma de ouro e uma de prata e Guilherme Aparecido faturou um bronze.

Camping Escolar Paralímpico

Ao todo, 143 atletas de 21 estados participarão desta primeira fase do Camping, sendo 27 no atletismo, 16 no badminton, nove no basquete em cadeira de rodas (3×3), 12 na bocha, 14 no futebol PC (para paralisados cerebrais), cinco no halterofilismo, 28 na natação, quatro no taekwondo, 13 no tênis de mesa, quatro no tênis em cadeira de rodas e 11 no vôlei sentado.

Além dos 143 atletas, 12 técnicos, técnicos auxiliares e guias também foram convidados para participar do Camping, mas nenhum de Mato Grosso do Sul.

Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes. 

Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano. 

Conteúdos relacionados