Aós 9 anos, JAMS voltam com disputas em 7 locais de Campo Grande
Jogos Abertos de MS serão disputados entre 2 e 5 de novembro. Próxima fase do desporto escolar, JAMS reunirá atletas de 21 municípios e de 4 modalidades
Humberto Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) acontecem entre 2 e 5 de novembro em 7 praças esportivas de Campo Grande. As disputas voltam após 9 anos. Os locais se tornaram de conhecimento público nesta sexta-feira (27) pela Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Assim, conforme a assessoria, os JAMS terão disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol neste ano no formado de seleções municipais. Com isso, cada modalidade terá 8 equipes nos gêneros masculino e feminino.
Serão 21 municípios em quadra: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Corumbá, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
Dessa forma, o Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) e o Sesc Horto receberão os jogos de basquetebol. Já o futsal terá disputas no Poliesportivo Dom Bosco e no Guanandizão –que também receberá jogos de handebol, divididos com o Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Por fim, as partidas de voleibol acontecerão no Instituto Mirim e no Círculo Militar, local que também vai abrigar a Comissão Central Organizadora e o refeitório do evento.
JAMS são reivindicação da comunidade esportiva, diz Herculano
“A retomada dos JAMS era uma reivindicação da comunidade esportiva e tem tido uma repercussão muito positiva. É interessante que é uma competição que tem uma movimentação econômica em torno da rede hoteleira, do turismo e do comércio, como restaurantes e lojas, porque muitos atletas virão com familiares e amigos para Campo Grande. Esse é o impacto extremamente positivo que o esporte traz”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Diretor de esportes da fundação, Leandro Fonseca destacou que os JAMS dão sequência ao trabalho feito no desporto escolar. “Esses atletas cresceram, se desenvolveram e agora estão nessa transição para a faixa etária adulta. Então, nosso objetivo, além de fazer a manutenção e continuar no avanço das categorias escolares, é investir no esporte universitário e adulto”.
Formato de disputa
As escalação das seleções municipais obedecem a critérios da Diretoria de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte. Na primeira fase dos JAMS, as equipes compõem 2 grupos, com 4 integrantes cada, em jogos no sistema “todos contra todos”.
A composição das chaves ocorreu mediante sorteio no congresso técnico na quinta-feira (26). Clique aqui para ver. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais (o 1.º colocado do Grupo A enfrenta o 2.º do B e o 1.º do B o 2.º da chave A).
A tabela de jogos com a programação completa ainda não está disponível. A cerimônia de abertura da competição acontecerá na quinta-feira (2), às 19h, no ginásio do Círculo Militar de Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
- Missionária sul-mato-grossense morre de malária em Angola
- Fugindo de aluguel, 75 famílias invadem terreno baldio no Paulo Coelho Machado
Últimas Notícias
Ao vivo, Ana Maria Braga se revolta com suposto fim do Mais Você: ‘Justiça’
Revoltada, Ana Maria Braga começou o Mais Você se pronunciando a respeito dos rumores que apontavam o fim do programa em 2025
China sinaliza disposição para trabalhar com Trump para manter TikTok nos EUA
Aplicativo ficou suspenso durante algumas horas no país
Desabastecimento de quimioterápicos no HRMS vira alvo de investigação no MPMS
O desabastecimento de medicamentos quimioterápicos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul virou alvo de inquérito civil no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O Jornal Midiamax chegou a mostrar, em 2024, o drama de pacientes que denunciavam tratamento de câncer ‘pela metade’ por falta de remédios no HRMS. “Até quando as…
Menino de 9 anos, desaparece de dentro de casa em Nova Andradina
O garoto desapareceu em casa na manhã de sábado (18) e ainda não foi localizado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.