Os JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) acontecem entre 2 e 5 de novembro em 7 praças esportivas de Campo Grande. As disputas voltam após 9 anos. Os locais se tornaram de conhecimento público nesta sexta-feira (27) pela Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, , Cultura e Cidadania).

Assim, conforme a assessoria, os JAMS terão disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol neste ano no formado de seleções municipais. Com isso, cada modalidade terá 8 equipes nos gêneros masculino e feminino.

Serão 21 municípios em quadra: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Corumbá, , Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, e Três Lagoas.

Dessa forma, o Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) e o Sesc Horto receberão os jogos de basquetebol. Já o futsal terá disputas no Poliesportivo Dom Bosco e no –que também receberá jogos de handebol, divididos com o Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Por fim, as partidas de voleibol acontecerão no e no Círculo Militar, local que também vai abrigar a Comissão Central Organizadora e o refeitório do evento.

JAMS são reivindicação da comunidade esportiva, diz Herculano

“A retomada dos JAMS era uma reivindicação da comunidade esportiva e tem tido uma repercussão muito positiva. É interessante que é uma competição que tem uma movimentação econômica em torno da rede hoteleira, do turismo e do comércio, como restaurantes e lojas, porque muitos atletas virão com familiares e amigos para Campo Grande. Esse é o impacto extremamente positivo que o esporte traz”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Diretor de esportes da fundação, Leandro Fonseca destacou que os JAMS dão sequência ao trabalho feito no desporto escolar. “Esses atletas cresceram, se desenvolveram e agora estão nessa transição para a faixa etária adulta. Então, nosso objetivo, além de fazer a manutenção e continuar no avanço das categorias escolares, é investir no esporte universitário e adulto”.

Formato de disputa

As escalação das seleções municipais obedecem a critérios da Diretoria de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte. Na primeira fase dos JAMS, as equipes compõem 2 grupos, com 4 integrantes cada, em jogos no sistema “todos contra todos”.

A composição das chaves ocorreu mediante sorteio no congresso técnico na quinta-feira (26). Clique aqui para ver. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais (o 1.º colocado do Grupo A enfrenta o 2.º do B e o 1.º do B o 2.º da chave A).

A tabela de jogos com a programação completa ainda não está disponível. A cerimônia de abertura da competição acontecerá na quinta-feira (2), às 19h, no ginásio do Círculo Militar de Campo Grande.