Neste fim de semana, mais três clubes sul-mato-grossenses asseguraram suas vagas nas quartas de final do Campeonato Estadual-2023. Agora, restam apenas duas rodadas da primeira fase e cinco times já garantiram seus ‘lugares ao sol’.

No sábado (4), o garantiu a classificação ao vencer por 2 a 1 o Operário de Caarapó, que acabou se complicando e ficando mais perto do rebaixamento. No Douradão, o time da casa superou o Ivinhema em 2 a 1, e garantiu a vaga nas quartas e a liderança do Grupo B.

Com os resultados, o Azulão do Vale e o Tigre de Caarapó lutam pela última vaga do grupo e também contra o rebaixamento. Na lanterna, o Operário AC tem pior situação: um jogo a mais e saldo de gols bem negativo.

Já o Ivinhema terá dois jogos em casa para somar ao menos dois pontos e se livrar do rebaixamento, além de ficar com a classificação.

Confira a tabela do Grupo B:

ClubesJogosPtsGPGCSG
61384+4
Novo610108+2
Aquidauanense710910-1
Ivinhema67880
Operário AC75813-5
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Dentro do Grupo A, duas vagas ainda seguem em aberto e apenas Costa Rica e SERC já estão garantidos na próxima fase. Operário, Coxim e Comercial lutam contra o rebaixamento. No domingo (5), o Crec venceu o Operário por 3 a 0 e garantiu a primeira posição da chave A.

Já Coxim e SERC ficaram no empate em 1 a 1 e os Jaús conquistaram um ponto importante fora de casa, que os garantiram ficar fora da zona de rebaixamento.

O Galo enfrenta o Coxim valendo a salvação do rebaixamento e o Comercial precisa vencer os dois jogos restantes. O tropeço do Colorado sacramenta o rebaixamento e classifica os rivais para a próxima fase.

Tabela do Grupo A:

ClubesJogosPtsGPGCSG
618133+10
SERC713108+2
Operário FC56770
Coxim6538-5
Comercial6129-7
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Próxima rodada

Na próxima quarta-feira (8), Operário FC e Coxim se enfrentam em jogo atrasado pela 7ª rodada, já que o Galo tinha compromisso com a Copa do Brasil, no dia 1º. A 9ª rodada começa no sábado (11), com o confronto entre Comercial e Costa Rica, no Jacques da Luz, às 16h.

Já às 18h, entram em campo o Novo e o Dourados, em . No domingo (12), o Operário FC encara a SERC, no Jacques da Luz, às 15h. Simultaneamente, novo confronte de Azulões: Aquidauanense visita o Ivinhema no Saraivão.

Evolução dos clubes ao decorrer do Estadual:

Grupo A

Grupo B

Estadual 2023

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Serc (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da (Confederação Brasileira de Futebol).

Saiba Mais