Ao superar o Comercial, na noite de ontem (2), no Jacques da Luz, em Campo Grande, a SERC também conquistou a vaga antecipada para as quartas de final do Campeonato Estadual-2023.

Isso porque a equipe de chegou a 12 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Colorado, que ocupa a lanterna do Grupo A, com 1 ponto. Dentro da chave, o também já está classificado, restando apenas 2 vagas para a próxima fase.

O Comercial disputa as vagas restantes com o Coxim e o Operário, que ainda vão se enfrentar no dia 8 de março, em partida válida pela 7ª rodada. O confronto acontece ‘atrasado’, por conta do compromisso do Galo na Copa do Brasil, na quarta-feira.

Confira a tabela do Grupo A:

ClubesJogosPtsGPGCSG
Costa Rica515103+7
SERC61297+2
Operário FC4674+3
Coxim5427-5
Comercial6129-7
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

O Grupo B teve dois jogos nesta semana atípica no Estadual. Na quarta-feira (1º), o empatou com Operário AC por 1 a 1, e manteve o Tigre na zona de rebaixamento.

Também na quarta, o Novo venceu o por 3 a 0 e igualou a pontuação do líder e ficou bem próximo da classificação. Já o Azulão ficou ameaçado, mas ainda continua no G4.

Confira a tabela do Grupo B:

ClubesJogosPtsGPGCSG
Dourados51063+3
Aquidauanense5776+1
Novo5778-1
Ivinhema4665+1
Operário AC54610-4
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Próxima rodada

Neste fim de semana acontece a 8ª rodada do Campeonato Estadual, com mais 4 jogos movimentando MS. No sábado (4), o Aquidauanense recebe o Operário de Caarapó, no Estádio Noroeste, às 15h. Enquanto isso, Dourados e Ivinhema se encaram no Douradão.

Já no domingo (5), os jogos se concentram no Laertão, em Costa Rica. Às 10h, a SERC enfrenta o Coxim e, às 15h, é a vez de Costa Rica e Operário entrarem em campo.

Evolução dos clubes ao decorrer do Estadual:

Grupo A

Grupo B

Estadual 2023

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Serc (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na  do Brasil em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).