O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 começou no último fim de semana com 13 equipes e novidade em campo. Ana Vitória foi a primeira menina a entrar em campo, defendendo o Grêmio Santo Antônio, após as mudanças no regramento.

Com objetivo de incentivar a prática do futebol feminino, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) liberou a inclusão de meninas nos times, que até agora eram exclusivamente masculinos.

A Federação segue regulamentação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que instituiu o futebol misto no âmbito do futebol amador e de base. Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora.

estadual
Ana Vitória entrou em campo no fim de semana (Marcos Paulo, FFMS)

Neste ano, a FFMS decidiu adotar a medida na categoria Sub-13. Ana Vitória Peralta de Lima é atleta do Grêmio Santo Antônio e é um exemplo do motivo da medida ter sido regulamentada pela CBF.

Sem opção de times femininos em sua faixa etária, Ana foi incluída no time até então apenas masculino e participa dos treinos diariamente. Na partida contra o Náutico, pela primeira rodada, a atacante ficou no banco e entrou no segundo tempo.

“Sempre quis jogar em uma equipe assim e tinha essa vontade de disputar um campeonato estadual. É a realização de um sonho”, disse ela, após a partida.

Além do Grêmio Santo Antônio, outra equipe que registrou uma menina entre os atletas foi o Novo. Izabel Brezinski Machado está entre os atletas disponíveis para a disputa da competição.

O Grêmio Santo Antônio, da Ana Vitória, volta a jogar no feriado de 1º de maio, às 14h, no Estádio Olho do Furacão. Na segunda rodada, o adversário será o Ícaro FC, de Água Clara.