Lutador de MS, Rafael ‘Baby’ encara Grand Slam na corrida olímpica Paris 2024 neste domingo

Rafael estreia na competição já nas oitavas de final

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
rafael silva baby
Rafael Silva (Foto: Mayorova Marina/IJF)

O judoca de sul-mato-grossense, Rafael Silva “Baby” entra no tatame, neste domingo (10), no Grand Slam de Budapeste, na Hungria, que serve de janela de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A competição marca o início da contagem de pontos no ranking olímpico e também define a delegação de judô para o Campeonato Mundial de Tashkent, no Uzbequistão. Rafael estreia nas oitavas de final e aguarda o resultado da luta entre o holandês Jelle Snippe e o guianês Moustapha Fofana, pela categoria +100kg.

O torneiro está acontecendo desde esta sexta-feira (8), na Hungria. Dentre os 406 judocas que participarão do Grand Slam de Budapeste de judô, 20 são brasileiros. Logo depois desde compromisso, a seleção brasileira segue para Zagreb, na Croácia, onde disputa um Grand Prix entre os dias 15 e 17 de julho.

Os torneios nível Grand Slam do circuito da Federação Internacional de Judô rendem ao campeão de cada categoria 1.000 pontos no ranking, 700 aos segundos colocados e 500 aos terceiros. Já o Grand Prix concede 700, 490 e 350, nessa ordem.

Rafael Baby

O judoca tem 34 anos, nasceu em Campo Grande e passou a infância em Aquidauana, a 137 km da Capital. Sua primeira arte marcial foi o karatê, aos cinco anos. Começou a treinar judô aos 15 e foi prata no de Guadalajara, em 2011.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Rafael conquistou a primeira medalha de pesos-pesados do Brasil. Na ocasião, Baby levou o bronze, sendo parte da melhor campanha do judô brasileiro em Olimpíadas. No mesmo ano, foi campeão do Campeonato Pan-Americano de Judô, no Canadá.

Conteúdos relacionados