Mais de 420 mil inscritos no Concurso Público Nacional Unificado solicitaram adesão no sistema de cotas raciais. Ao todo, a seleção teve 2,144 milhões de candidatos inscritos.

“Esse número não apenas demonstra a busca por oportunidades de ascensão profissional, mas também reflete a necessidade de políticas afirmativas para garantir a representatividade e a diversidade étnico-racial nos órgãos públicos”, defendeu José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Por meio da Lei 12.99, desde junho de 2014 a reserva para candidatos negros nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos federais é realidade no Brasil. 

“Ao analisarmos a realidade da população negra no Brasil, fica evidente a importância de iniciativas que combatam a discriminação e promovam a equidade de oportunidades”, defendeu José Celso. 

De acordo com os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao censo demográfico de 2022, cerca de 92,1 milhões de pessoas, 45,3% da população do País, se declararam pardas. Foi a primeira vez, desde 1991, que esse grupo predominou. 

Enem dos Concursos

Ao todo, foram abertas 6.640 vagas abertas, sendo 5% reservadas para PCDs (Pessoas com Deficiência) e 20% para pessoas negras. Além disso, 30% dos cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio) são destinados a indígenas.

Provas acontecem em maio

A prova será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

As provas serão realizadas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul:

  • Campo Grande
  • Corumbá
  • Dourados
  • Três Lagoas