As inscrições para estudantes indígenas e quilombolas participarem do Programa de Bolsa Permanência, do MEC (Ministério da ) terminam no dia 30 de julho. Valor da bolsa é de R$ 1,4 mil mensais, por até seis meses, a partir de agosto.

O programa existe para minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades federais.

O repasse dos valores ocorre via (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por meio de um cartão benefício em nome do estudante. A quantidade de bolsas para cada é definida pelo MEC e ainda não foi informada.

Os interessados precisam fazer a inscrição pelo endereço eletrônico: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Para os estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande ), será necessário enviar documentação digitalizada pelo sistema de inscrição.

Caso preferir, os documentos também podem ser entregues presencialmente, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no NAIN (Núcleo de Assuntos Indígenas), para os cursos regulares, e na secretaria acadêmica da FAIND (Faculdade Intercultural Indígena), para a Licenciatura do Campo e a Licenciatura Intercultural Indígena. A relação dos documentos (termos e declarações) está na página do programa na PROAE: https://portal.ufgd.edu.br/programa/programas-para-comunidade-academica/bolsa-permanencia-mec