Fique de olho: Estelionatários usam concurso público nacional para aplicar golpes em todo o País
Criminosos oferecem inscrições para o Concurso Nacional Unificado, que ainda nem teve edital publicado
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo Federal alerta para falsos sites que anunciam cadastro para o Concurso Nacional Unificado, que vai preencher mais de 6 mil vagas de concurso público federal em todo o País. Nos portais fraudulentos, golpistas deixam disponível uma página para inscrição no concurso, no entanto, o cadastro para concorrer às vagas ainda não começou, e a manobra é tentativa de acessar dados das vítimas.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital do concurso está previsto somente para a segunda quinzena de dezembro. A recomendação é para que quem tenha alguma dúvida em relação ao processo envie e-mail para concursonacional@gestao.gov.br.
Pela internet, o anúncio fraudulento, compartilhado nas redes sociais, é associado a jornais digitais, no entanto, o link da notícia não é localizado no site do veículo de notícias.
Para dar credibilidade, os criminosos usam layouts muito parecidos com os de portais de notícias reais — neste caso, o da BBC. A falsa “notícia” também inclui um link de “Inscrição” para o concurso. Após clicar, o usuário é levado a um falso canal de atendimento do Governo Federal, onde é orientado a passar dados como nome completo e CPF. Depois de fornecer as informações, a pessoa é encaminhada para uma página de pagamento, onde é cobrada a taxa de R$ 107,82 para finalizar a suposta “inscrição”.
O recém-criado Concurso Nacional Unificado será realizado em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, além de diversas outras cidades em todos os estados do Brasil. O objetivo é preencher 7,8 mil vagas em apenas um dia.
Conforme o Governo Federal, as vagas são destinadas para cerca de 50 órgãos federais, de acordo com a adesão de cada um, que será voluntária e deverá partir do próprio órgão.
Assim, a publicação do edital está prevista para ocorrer até 20 de dezembro deste ano, com aplicação das provas em fevereiro de 2024. Além disso, o resultado deve ser divulgado em abril.
Para que todos tenham a oportunidade de realizar a prova, a aplicação ocorrerá em 180 cidades, sendo quatro em Mato Grosso do Sul. Confira todas as cidades:
- Campo Grande
- Corumbá
- Dourados
- Três Lagoas
Por fim, o Governo Federal ainda não definiu em quais endereços as provas serão aplicadas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.