Com previsão de abrir 20 mil vagas de emprego temporário em Mato Grosso do Sul, os trabalhadores que buscam uma oportunidade já começam a distribuir currículos para concorrer a uma das vagas. Nas próximas semanas, o comércio já começa a receber os novos contratados.

Sem perder tempo, Evelyn Almeida, de 20 anos, buscou uma oportunidade em uma loja de roupas no Pátio Central Shopping, onde está desde o último mês. Em seu terceiro emprego temporário, ela diz que as oportunidades são essenciais para quem busca uma chance no mercado de trabalho e não tem experiência.

Evelyn está em seu terceiro emprego temporário | Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax

“Eu já havia trabalhado em outras empresas, em outros dois empregos temporários. Eu acho ótimo, porque essas oportunidades dão às pessoas um meio de adquirir experiência, porque a maioria não exige prática. Para quem nunca trabalhou, as vagas destinadas ao fim do ano são essenciais. Além das chances de serem efetivados”, disse.

A jovem comenta que, além do emprego temporário, mantém um emprego fixo. Desta forma, garante nas vendas de vestuário em loja do shopping uma renda extra para o fim do ano.

“Antes de ser contratada para este emprego temporário, tudo foi acertado e combinado. Aqui não serei efetivada. O contrato já tem um mês e termina em fevereiro”, explicou.

Bianca Mota da Silva, de 24 anos, disse que o primeiro emprego CLT veio através de uma oportunidade em vaga temporária de fim de ano na Livromat Papelaria, na Avenida Calógeras. Ela conversou com a reportagem e explicou que precisava trabalhar após terminar a faculdade.

Bianca Mota foi contratada por empresa após período de emprego temporário | Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax

“Em dezembro de 2021 eu comecei a trabalhar aqui, então, não tenho nem um ano aqui ainda. Durante o período do contrato, o proprietário me perguntou se eu tinha interesse em continuar, com a carteira assinada. Aí eu aceitei e estou aqui até então”, explicou.

Assim como Evelyn, Bianca acredita que as vagas temporárias promovidas pelo comércio no fim do ano são um caminho para ingressar no mercado de trabalho. “Para mim foi a porta de entrada. Acredito que é a oportunidade para adquirir experiência”, disse.

O proprietário da papelaria, Edgar Rocha, disse que todos os anos a empresa abre processo seletivo para vagas temporárias de fim de ano devido à demanda durante época de matrícula escolar. Anualmente são disponibilizadas 30 vagas temporárias e a seleção chega a receber cerca de seis vezes mais de currículos.

“Nós ainda não começamos a contratar, mas já estamos recebendo os currículos. Todos os anos temos vagas por causa do período de compra de material escolar, que é quando temos maior movimentação. Nosso contrato é de aproximadamente 45 dias e é mais voltado para universitários que estão em período de férias”, explicou.

20 mil vagas temporárias em MS

O comércio de Mato Grosso do Sul, que vem contratando trabalhadores temporários desde o final de outubro, deverá fechar o ano com cerca de 20 mil novos profissionais para reforçar as vendas de Natal. A estimativa é da Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul), que tem feito um acompanhamento dessa evolução do mercado junto ao próprio setor, em contato com trabalhadores e empresas.

“Não temos dúvida de que teremos um final de ano com a economia bem aquecida, principalmente com a introdução de milhões de reais referentes ao pagamento do 13º salário dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada como pública”, ressalta Douglas Rodrigues Silgueiro, presidente da Fetracom-MS.

A estimativa de 20 mil novos profissionais no mercado até o final do ano se deve, segundo ele, a esse acompanhamento de perto do mercado, desenvolvido também pelos inúmeros sindicatos de empregados no comércio das principais cidades de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, por exemplo, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Carlos Sérgio dos Santos, estima que serão contratados 6 mil profissionais de vendas. Grandes municípios como Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Miranda, Paranaíba, Coxim e tantos outros, também estão criando milhares de oportunidades de emprego no comércio.