Time que alterou data de jogo por conta do Enem exige que atletas estudem à noite

O Guaicurus de Campo Grande, que disputa a Série B do Estadual, pediu à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul que a partida contra o Costa Rica marcada para este sábado (26), às 16h, fosse adiada para às 18h, para os atletas do Guaicurus poderem prestar o Enem e jogar a partida em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Guaicurus de Campo Grande, que disputa a Série B do Estadual, pediu à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul que a partida contra o Costa Rica marcada para este sábado (26), às 16h, fosse adiada para às 18h, para os atletas do Guaicurus poderem prestar o Enem e jogar a partida em seguida.

O Exame Nacional dos Estudantes (Enem) será realizado na tarde deste sábado e domingo e deve ter a presença de cerca de 7 milhões de estudantes de todo o país. O Enem dá vaga direta a diversas universidades federais através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

A Federação aceitou o pedido do técnico Ney Magalhães, na equipe desde 2010. “Nós trabalhamos com formação. O Guaicurus não é só um time, é um projeto social, que forma cidadãos”, declarou. A maioria dos jogadores da equipe campo-grandense, que só tem atletas da base e de até 20 anos, treina o dia inteiro e estuda à noite.

“Para jogar no Guaicurus tem que estudar. O atleta que não estuda tem que trazer compromisso de responsabilidade assinado pelos pais. Só não estão estudando agora os que já terminaram a escola e estão tentando ingressar na faculdade, que são os que vão prestar o Enem”, explica o treinador.

O goleiro Arílson, que estava no time há três anos, abandonou a equipe para começar curso de Engenharia Mecânica em universidade de Campo Grande. Atolado com os estudos, pediu licença da equipe este ano e deve voltar no ano que vem, sem abandonar a faculdade.

“São todos garotos, caso eles se dêem bem nos estudos e queiram deixar o time, liberaremos sem maiores problemas, sem cobrar multa, nada assim. Temos que cuidar dos jogadores não só dentro de campo. É a psicologia do clube”, diz Magalhães.

O caso chamou a atenção da imprensa nacional e o site da Espn noticiou o fato com o título: Federação do Mato Grosso do Sul adia jogo para atletas fazerem o Enem.

De olho na Copinha

O Guaicurus venceu o Campo Grande por 3 a 1 no último sábado no estádio Morenão e segue com chances de garantir acesso à primeira divisão do futebol sul-mato-grossense. Para isso precisa vencer o Costa Rica neste sábado por uma boa diferença e torcer para Campo Grande bater o Costa Rica na última rodada.

Magalhães já corta qualquer expectativa dos atletas. “Estamos jogando o Estadual com uma equipe Sub-19, que é o time que vai jogar a Copa São Paulo em 2014. A intenção é apenas fazer amistosos, dar rodagem à equipe. Não vamos nos classificar, não temos condições, tem que ter o pé no chão”, ressalta.

O Guaicurus jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior este ano. O time de Campo Grande goleou o União de Rondonópolis-MT por 5 a 1, perdeu de 5 a 2 para o São Paulo e de 1 a 0 para o São Carlos-SP por 1 a 0, sendo eliminado na primeira fase.

Conteúdos relacionados

Vista aérea de Figueirão. Prefeitura encomendou reforma de 8 pontes de madeira (PMF, Divulgação)