Enem: MEC elimina 21 candidatos do Enem por postarem fotos em redes sociais

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) informou que até às 15h deste sábado (26), 21 participantes da prova do Enem foram eliminados por postarem fotos de cartões de resposta da prova em redes sociais. A aplicação das provas começou às 13h de hoje (horário de Brasília) em todo o país. Esse é o primeiro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) informou que até às 15h deste sábado (26), 21 participantes da prova do Enem foram eliminados por postarem fotos de cartões de resposta da prova em redes sociais.

A aplicação das provas começou às 13h de hoje (horário de Brasília) em todo o país. Esse é o primeiro dia do exame. A outra prova acontece amanhã no mesmo horário.

Ontem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) prometeu mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. No ano passado, 65 inscritos foram eliminados por essa situação.
“Temos um monitoramento eficiente. No ano passado, em questões de minutos identificávamos quando um participante postava uma foto. Vamos manter esse acompanhamento”, disse Mercadante.

O sucesso do Enem deste ano é fundamental, na avaliação do governo, para enterrar de vez as críticas à organização do exame, usado hoje na seleção de universidades de todo o país, inclusive todas as federais. O Exame tenta deixar para traz o histórico de problemas.

No passado, a realização do exame já passou por falhas de segurança. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. O exame foi cancelado e uma nova prova foi aplicada aos inscritos.

Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, foram copiadas.

PROVA

O Enem 2013 será realizado neste sábado (26) e domingo (27), a partir das 13h (horário de Brasília). O exame é formado por uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia de aplicação do Enem, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.

No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano –um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30). A prova é utilizada atualmente na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.

Conteúdos relacionados

mpms