Sem conseguir empréstimo, quem recebe Auxílio Brasil enfrenta filas em Campo Grande

Moradores preferiram tentar na agência da região Central de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
fila
Fila em frente à agência (Foto: Thalya Godoy)

Uma fila foi formada em frente à agência da Caixa Econômica Federal da Rua 13 de Maio com Marechal Deodoro, no Centro de Campo Grande. Na espera estão beneficiários do Auxílio Brasil que tentam resolver problemas para conseguir o Empréstimo Consignado, liberado neste mês.

O atendimento no banco começa às 9h, mas moradores chegaram cedo na esperança de resolver a vida financeira. Esse é o caso de Laudilene Ramos, de 41 anos, que trabalha com serviços gerais. Ela já tentou solicitar o empréstimo pelo aplicativo, em lotéricas e outras agências.

“Estou desde que liberou [benefício] tentando. Estou recebendo o auxílio há cinco meses. Fui em uma agência e não deu, na lotérica a menina do caixa não tem paciência, mal educadas, falam que o sistema está fora do ar”, reclama.

Empréstimo para pagar contas

Laudilene está grávida de três meses e foi acompanhada da filha pequena e de outra de 19 anos, Sarah Ramos, que também estava com o bebê nos braços e grávida de cinco meses. “Quero limpar meu nome e terminar de arrumar a casa”.

Sarah disse que foi aconselhada pela sogra a ir à agência citada, pois também estava com problemas no pedido. Ela conta que acompanhou a mãe na saga e tentativa cansativa. Ela recebe auxílio há quase um ano, pois teve problemas na gestação. O valor será investido na casa e em contas.

João Vicente Oliveira, de 60 anos, recebe o auxílio há três anos e está tentando solicitar o empréstimo há mais de uma semana. Foi em uma agência e duas vezes na lotérica, mas sem sucesso.

“Preciso pagar conta e a pensão do meu filho de seis anos, que está atrasada há um mês. Não tenho receio do auxílio diminuir”.

fila agência
(Foto: Thalya Godoy)

Empréstimo consignado

Vale lembrar que a Caixa Econômica disponibilizou o serviço de contratação online, mas em caso de qualquer suspensão ou problema, o beneficiário é orientado a procurar pessoalmente o banco. Confira no fim da matéria como solicitar o empréstimo pela internet.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, os pedidos pelo crédito devem ser feitos pelo próprio cidadão inscrito no CadÚnico e que recebe o auxílio todos os meses como representante da família.

O banco não pode fazer busca ativa por cliente, isso significa que a contratação deve partir do próprio beneficiário.

Na agência, o beneficiário será informado sobre as taxas de juros, o valor disponível para o empréstimo e o prazo para a quitação do crédito.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário