A registrou um número maior do que o esperado para as declarações do () com os ‘atrasados' que deixam a entrega para a última hora. O prazo final para prestar contas ao Leão termina nesta terça-feira (31).

Conforme o órgão fiscal, o número de declarações do Imposto de Renda atingiu 490 mil às 16h45. O volume é 2,5% acima do esperado, que era de 478 mil. A receita espera que o percentual de crescimento seja ainda maior até as 22h59, quando termina o prazo de entrega.

Aqueles que deixaram para declarar o Imposto de Renda ou precisam de outros serviços da Receita Federal estão enfrentando instabilidades nesta terça-feira. Um dos canais digitais usados pelo órgão, o portal eCAC, está apresentando instabilidade desde às 8h (horário de MS), conforme o Downdetector – que monitora o funcionamento de serviços online.

Mas quem estiver enfrentando problemas, além do eCAC, a declaração do imposto de renda também pode ser preenchida pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets (Android e iOS) e também baixando o programa do IRPF pelo computador.

Quem perder o prazo, paga multa

A multa para quem perde o prazo de envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda. Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.

A 24 horas de terminar o prazo para as declarações do IRPF em MS, 49 mil ainda não haviam realizado o envio de documentos na segunda-feira (30). De acordo com o delegado da Receita Federal, Clóvis da Cunha Neto, são mais de 478 mil as declarações a serem feitas no Estado.

Ao todo, 428.854 pessoas já declararam, um total de 30 declarações por minuto em média. Mesmo assim, não há precisão de congestionamento para as horas finais da declaração do imposto no Estado.

Restituição do Imposto de Renda

Receita Federal paga na terça-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento vai ser feito para 3,3 milhões de contribuintes (3.383.969, precisamente) em 31 de maio.

O calendário de restituição do Imposto de Renda prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.