Pular para o conteúdo
Economia

Saiba o que acontece quando o empresário fecha a empresa, mas não dá baixa no CNPJ

Nesta semana, dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) apontaram que mais de 800 empresas fecharam em Campo Grande e por outro lado, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) afirmaram que a pandemia fez com que 18 mil empresas dessem baixa nos CNPJs e MEIs. E conforme dados nacionais, no Brasil, cerca […]
Arquivo -

Nesta semana, dados da (Junta Comercial de ) apontaram que mais de 800 empresas fecharam em Campo Grande e por outro lado, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) afirmaram que a fez com que 18 mil empresas dessem baixa nos CNPJs e MEIs.

E conforme dados nacionais, no , cerca 18% dos CNPJs ativos na Receita Federal são de empresas que já encerraram suas atividades, porém ainda permanecem com o CNPJ ativo e isso pode gerar um problema ainda maior.

Atualmente, o processo de fechar uma empresa é menos burocrático que em alguns anos atrás. De acordo com informações do Jornal Contábil, o cadastro dos governos estão mais centralizados e um pouco mais práticos.

Os empresários não precisam mais apresentar nas juntas comerciais as certidões negativas de dívidas tributárias, previdenciárias e trabalhistas para fazer o fechamento do CNPJ.

Assim, pedir a baixa do CNPJ ficou muito mais fácil e pode ser feito de maneira imediata após o encerramento das operações da empresa.

E as dívidas?

Ainda segundo o portal, os valores de impostos federais que estiverem abertos são transferidos para o CPF dos sócios da empresa. Já os impostos estaduais ou municipais, em boa parte dos Estados, precisarão ser pagos ou parcelados antes de ocorrer a baixa do CNPJ.

Entretanto, deve ocorrer uma espécie de suspensão do CNPJ e das demais obrigações como declarações ou outros impostos. Quando finalmente ocorrer o pagamento, você ou seu contador deve solicitar a baixa definitiva do CNPJ.

Fechei a empresa, mas não dei baixa, o que pode acontecer?

A baixa do CNPJ é a melhor opção para o empresário que deseja fechar o seu negócio. “Talvez, pode gerar alguns problemas e dores de cabeça no início, mas permanecer com o CNPJ ativo, mesmo com o fechamento da empresa, pode gerar vários problemas no futuro”, opina o jornal especializado em economia.

Por tanto, deixar de fazer essas declarações, pode gerar multas a cada ano que não fizer todas as declarações necessárias. Além disso, como não existem movimentações e você não está mais acompanhando de perto, alguns fraudadores podem se aproveitar do CNPJ e fazer compras e empréstimos.

Por isso, ao decidir encerrar as atividades e fechar a sua empresa, o primeiro passo é solicitar a baixa do CNPJ ou, no mínimo, a inatividade das operações. Contudo, se você permaneceu com o CNPJ ativo e isso lhe causou problemas, não espere ainda mais tempo para resolver!

Recomendo que procure o seu contador e, também, um advogado para ter as orientações financeiras, contábeis, fiscais e jurídicas sobre a situação dessa empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 8 recebem parcela de abril nesta segunda

Comércio de Campo Grande fecha no feriado do Dia do Trabalho

Feirão da empregabilidade

Com oportunidades para Capital e interior, Funtrab oferta 3,6 mil vagas em MS

Família é feita refém e amarrada durante roubo a caminhonete S10 em MS 

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Conclave para definir novo Papa começará no dia 7 de maio, diz Vaticano

Sá & Guarabyra anunciam o fim da dupla após 50 anos: ‘Causas naturais’

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Está na lista? Funesp convoca aprovados em seleção para agente social de esporte e lazer

Os convocados irão atuar no programa Movimenta Campo Grande coordenado pela Funesp

Polícia

Segurança Pública: Delegacia de crimes cibernéticos é criada em Mato Grosso do Sul

A delegacia ficará subordinada ao Departamento de Polícia Especializada

Transparência

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

Despacho da ouvidora nacional enterrando caso é publicado dez dias depois do MPMS entrar com ação contra frigorífico

MidiaMAIS

História de pescador? Homem que sobreviveu a onça quase morreu em ataque de capivara em MS

Pescador levou mais de 1 mil pontos após ataque de onça, mas diz que situação com a capivara foi pior