Desde que o assunto “” foi definitivamente incorporado ao cotidiano dos sul-mato-grossenses, em março deste ano, esforços visando a ajudar a sociedade aprender a conviver –ou melhor, evitar– a nova doença vieram de diferentes locais. E, entre todos os setores, a atividade empresarial mereceu atenção redobrada para se garantir a sobrevivência dos negócios e a segurança dos clientes.

A Prefeitura de e a CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital), por exemplo, buscaram estratégias para oferecerem aos setores de comércios e serviços informações sobre a biossegurança para o bom funcionamento dos estabelecimentos, sem o risco de se transformarem em focos de contaminação da Covid-19. Entre elas está o oferecimento de cursos gratuitos e materiais de conscientização.

“Estamos certos que este é o caminho para que esta nova realidade que estamos vivemos passe com maior tranquilidade, uma vez que, fazendo o curso, todos estarão bem informados, tendo o conhecimento necessário para a sua própria segurança e a segurança dos demais, quanto aos cuidados necessários para evitar a Covid-19”, afirmou Adelaido Vila, presidente da CDL-CG, em nota na qual a entidade divulgou um curso online de biossegurança oferecido gratuitamente em parceria com a prefeitura e ministrado por um instituto conveniado.

“Quanto maior o número de pessoas qualificadas, tornando-se multiplicadores em suas famílias e em seus grupos de amigos, maior será a proteção de todos nós. Além disso, teremos uma maior conscientização da população e ampliação dos cuidados em nossos estabelecimentos, garantindo ainda mais a segurança dos nos clientes”, prosseguiu Adelaido. O treinamento é indicado para diversas áreas de negócio –é necessário cadastro e instalar um aplicativo no smartphone.

Medidas semelhantes foram compiladas pelo -MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso do Sul), que no espaço de seu site reservado para oferecer consultorias gratuitas a empresas passou a fornecer, também, treinamentos de biossegurança para alguns setores.

As áreas de Finanças, E-commerce, Marketing Digital, Gastronomia e de Beleza e Estética foram as primeiras a receberem as informações específicas.

“Nosso foco é ajudar o empresário a enfrentar as dificuldades do cenário atual e implantar ações para sua empresa chegar mais longe. Por isso, disponibilizamos consultorias para as áreas mais relevantes neste momento. São as empresas que empregam e geram renda, por isso a importância de ajudarmos com orientação os empresários da nossa região, de forma totalmente gratuita”, informou o diretor do Senac-MS, Vitor Mello.

A consultoria do Senac é gratuita, com atendimento realizado por consultores capacitados e atuantes no mercado, sempre de forma online. Ao solicitar o apoio, o responsável pela empresa deve ter disponibilidade para atender ao consultor, informando os dados que sejam considerados necessários para o desenvolvimento das atividades.

Informações compiladas

Empresários também podem obter na manuais e outros materiais de biossegurança contra o coronavírus desenvolvido por instituições de pesquisa e ensino. O campus do Araguaia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por exemplo, desenvolveu um material focado nos comércios, com respostas sobre questões de transmissão, higiene e prevenção; além de cuidados específicos para diferentes setores.

“Observamos que as empresas, os comerciantes e os clientes adotam procedimentos incorretos, incompletos, ou ineficazes. Então, fizemos este material para ensinar medidas práticas de biossegurança e para evitar a transmissão da doença”, explicou o professor Carlos Ferrari, do ICBS (Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde), em nota divulgada na sexta-feira apresentando o material.

Responsável pela normatização nacional das questões relativas à Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também reúne em seu portal a relação de regulamentos para setores que respondem diretamente a ela.

A agência também elaborou um painel citando os produtos irregulares usados no enfrentamento à pandemia. http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/fiscalizacao

Da mesma forma, o Governo do Estado reuniu em um portal específico todas as leis que tratam da questão da Covid-19, não apenas para atividades econômicas. O mesmo pode ser identificado nos sites de prefeituras municipais (caso do site de Transparência Covid-19, da Prefeitura de Campo Grande)e associações de classe –para o empresariado, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) reuniu em um portal a lista de decretos em vigor com ações de enfrentamento à Covid-19 a serem seguidas pelos empresários.