Tá com nome sujo? Confira onde negociar dívidas em Campo Grande
Os gastos com o cartão de crédito seguem sendo o principal fator de endividamento da população de Campo Grande. A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta segunda-feira (12), pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio de MS) aponta que 63,8% têm dívidas no cartão de crédito. A porcentagem de endividados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os gastos com o cartão de crédito seguem sendo o principal fator de endividamento da população de Campo Grande. A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta segunda-feira (12), pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio de MS) aponta que 63,8% têm dívidas no cartão de crédito. A porcentagem de endividados em outubro foi de 58,1% [178.628 pessoas], abaixo dos 58,9% de setembro.
A economista do IPF-MS, Daniela Teixeira, explica que o endividamento, não necessariamente implica na inadimplência, mas simplesmente o fato de contrair uma dívida. “Vale ressaltar que se consideram contas em atraso, aquelas dívidas que estão vencidas por até três meses, acima desse prazo o consumidor entra em uma nova categoria, a do inadimplente”, diz.
A pesquisa também indica aumento no número de famílias que não vão conseguir pagar as contas em Mato Grosso do Sul: 18,5% em outubro contra 15,3% em setembro. O indicador de pessoas com conta em atraso também teve um leve aumento: 33,9% (outubro) contra 32,2% (setembro).
Segundo os entrevistados, as dívidas são com cartão de crédito (63,8%), carnês (25%) e crédito pessoal (12,8%). “Em setembro, segundo a PEIC, o percentual de pessoas com dívidas com cartão de crédito era de 66,1 %. Provavelmente, essa redução do percentual de dívidas com o cartão crédito, de um mês para outro, pode ter contribuído para a leve queda no índice de endividamento das famílias”, sugere Daniela.
Entre os entrevistados, quando questionados sobre as dívidas cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, 17% se considera “muito endividado”. São 22,7% se considerando “mais ou menos endividado”, 18,4% “pouco endividado” e 41,9% afirmou não ter dívidas deste tipo.
Os meses de outubro (que apresenta a data Dia das Crianças e, consequentemente, aumento nas vendas para um segmento) e novembro, tendem a apresentar menores resultados com vendas. “As pessoas estão se programando para gastos com Natal e final de ano e, por isso, é importante que o empresário aposte em alternativas como as decorações de natal, Black Friday e outras promoções do gênero, a fim de manterem algum caixa e conseguirem renovar o estoque para o próximo mês”, afirma o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.
Confira onde negociar as dívidas
Campanha Nome Limpo
É a oportunidade de usar o 13º para negociar as dívidas. De acordo com informações do site da ACICG (Associação Comercial de Campo Grande), a campanha será realizada de 3 a 14 de dezembro.
A campanha possibilita às empresas o recebimento e regularização dos créditos perdidos, a reativação de clientes antigos, a aplicação do método de conciliação para recuperação do crédito, e ainda contribui para o aquecimento do mercado para as compras de Natal.
Neste ano, a campanha será na sede da ACICG: rua 15 de Novembro, 390 – Centro.
Águas Guariroba
Para quem mora em Campo Grande e está com dívidas na concessionária de serviços de água e esgoto, podem participar da campanha “Fique em Dia”. A campanha segue até o final de dezembro.
A concessionária oferece até 50% de desconto no valor total dos débitos ou parcelamento em até 100 vezes sem juros e multas, dependendo da idade da dívida. O cliente poderá descontar os juros ou as multas de seus débitos.
Central de Atendimento: rua Antônio Maria Coelho, nº 5.401 – Santa Fé.
Telefones: 0800 642 0115 ou 115
Energisa
A Energisa – concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica – realizou mutirão para negociação com condições especiais em outubro. Neste momento, os clientes podem realizar a negociação de débitos antigos pelo site da concessionária.
Serasa
Até 1º de dezembro, consumidores de todo o Brasil poderão negociar suas dívidas e contas atrasadas pelo site do Serasa Consumidor com descontos que podem chegar a 95%. Podem ser negociadas dívidas das empresas: Tribanco, Porto, Itaú, Claro, NET, Recovery e Vivo.
Sistema S
A partir desta segunda-feira (12), os clientes que possuem débitos com Sesi, Senai e IEL podem renegociar suas dívidas na campanha “Fique em Dia”, que oferece até o dia 30 de novembro descontos de até 100% sobre juros e multas para quitação de débitos em cursos, mensalidades escolares e consultorias das três Casas.
O interessado pode verificar as condições de descontos e parcelamentos por telefone ou se dirigir diretamente ao setor financeiro de cada unidade. Confira a lista de telefones.
IPTU e impostos da Prefeitura
Se a dívida for com o IPTU (Imposto Territorial Predial Urbano) ou outros débitos com a Prefeitura de Campo Grande, os contribuintes podem aproveitar a prorrogação do PPI (Programa de Pagamento Incentivado), mais conhecido do Refis. O contribuinte tem até o dia 23 de dezembro fazer a adesão.
O desconto pode chegar até 85% no pagamento à vista. Para o pagamento parcelado ou reparcelamento, no máximo de seis parcelas, a remissão permanece em 70%. Para quem parcelar em 12 vezes, o desconto chega a 25% nos juros. Por fim, a proposta prevê que para pagamento até o fim de dezembro seja mantida a anistia de 75% do valor consolidado da multa por infração ou acessória, o que contempla penalidade por limpeza de terreno, por exemplo.
A Central de Atendimento funciona na Rua Arthur Jorge, 500 e o horário de atendimento é das 8 às 16 horas, inclusive no horário de almoço.
Refis da Emha
O Refis da Emha (Agência Municipal de Habitação) está marcado para o período de 19 de novembro a 15 de janeiro. Os mutuários da Emha que não pagaram suas prestações em dia terão a oportunidade de quitar seus débitos, fazer a novação de suas dívidas ou renegociá-las com condições especiais.
Para a quitação total das parcelas em atraso, o mutuário terá desconto de 100% sobre o valor dos juros e multa contratual. Para a quitação parcial das parcelas em atraso, haverá desconto de 80% sobre juros e multa com o pagamento mínimo de 10 prestações atrasadas.
O mutuário poderá reparcelar sua dívida, mesmo se já tiver acordo de renegociação vigente (mediante parecer técnico-social), com entrada de 30% do valor total da dívida e desconto de 50% sobre os juros e multa das parcelas em atraso.
Sobre a pesquisa
De acordo com o IPF/MS, a coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados da PEIC de outubro/2018 foram coletados nos últimos dez dias do mês de setembro/2018.
O número mínimo de famílias a serem entrevistados foi de 500, ou seja, com uma amostra de no mínimo 500 famílias, esperou-se que 95% dos intervalos de confiança estimados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.