Prefeitura oficializa novas regras para tarifa social da água a partir de 2018
Famílias com meio salário mínimo por cabeça terão direito a benefício
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Famílias com meio salário mínimo por cabeça terão direito a benefício
A Prefeitura alterou as regras para concessão do benefício da tarifa social dos serviços de tratamento de água e esgoto, concedida a famílias carentes. Em novembro, as regras para concessão do benefício já haviam sido alteradas para incluir também portadores de câncer e renais crônicos.
Conforme a Lei anterior, a Prefeitura exigia que as famílias beneficiadas tivessem renda familiar de até um salário mínimos vigentes. Agora, a exigência é que seja comprovada renda não superior a meio salário mínimo per capta.
Para fazer as contas, basta somar os salários de todos os membros da família e dividir pela quantidade de pessoas na casa. Se o resultado for menor que meio salário mínimo (estimado atualmente em R$ 468,50), então sua família tem direito à tarifa social.
Outras exigências também mudaram. Antes, o beneficiado com a tarifa social não poderia ter consumo de energia elétrica maior que 100 Kwh/mês. Agora, esse limite passou para 220 Kwh/mês.
Outra exigência, que o beneficiado seja proprietário apenas de uma residência na Capital, e que seja destinado ao uso apenas da sua família, também mudou. Agora, o beneficiado poderá ser também locador de imóvel de até 80m³, destinado também ao uso familair.
A única exigência que permaneceu inalterada é a que estabelece que o beneficiado utilize no máximo 20 m³ de água por mês. A proposta de alterar as regras e ampliar o acesso da tarifa social partiu do vereador Júnior Longo (PSDB).
“É uma vitória a aprovação deste projeto de lei. Pois, todos aqueles que se enquadram nessa nova legislação poderão solicitar junto à concessionária a tarifa social. Principalmente as famílias com menor poder aquisitivo”, comemorou o vereador.
As mudanças nas exigências do benefício passarão a valer a partir do dia 3 de janeiro, segundo a nova Lei publicada nesta segunda-feira (4) no Diogrande. A Lei foi assinada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.