A partir de segunda, consumidor só poderá pagar mínimo da fatura uma vez

“Fim” do crédito rotativo foi anunciado ano passado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Fim” do crédito rotativo foi anunciado ano passado

A partir desta segunda-feira (3), envdividados com o cartão de crédito só poderão fazer o pagamento mínimo da fatura no primeiro mês, e depois deverão reparcelar o saldo em dívida, com taxas inferiores às do crédito rotativo.

A nova regra faz parte de um pacote de medidas da reforma microecômica anunciada pelo governo Federal no fim do ano passado. Com a mudança, os endividados no crédito rotativo passarão para o crédito parcelado após 30 dias de dívida.

O pagamento mínimo do cartão de crédito é definido como 15% do valor da fatura. Atualmente, o consumidor que paga o mínimo em um mês pode pagar o mínimo no mês seguinte, com os juros altos do crédito rotativo, o que gera uma “bola de neve” para o consumidor e estimula a inadimplência.

O objetivo da mudança é evitar que os consumidores endividados entrem nessa “bola de neve”, oferecendo os juros mais baixos do crédito parcelado, e gerando uma dívida total menor.

De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a medida tem potencial de reduzir pela metade os gastos com juros em até doze meses.

Em fevereiro, os juros do crédito rotativo fecharam em 15,16% ao mês, enquanto os juros do crédito parcelado diminuíram para 8,30% ao mês, o que demonstra a diferença dos juros entre um tipo de crédito e o outro. A medida deve começar a surtir efeitos em abril. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados