Prazo para vacinação contra febre aftosa no planalto de MS termina nesta quarta

Produtor rural que não realizar o procedimento pode pagar multa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Produtor rural que não realizar o procedimento pode pagar multa

O prazo para vacinação do rebanho da região do Planalto sul-mato-grossense termina nesta quarta-feira (1º). De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), as 51.127 propriedades possuem 16.021.411 animais e aproximadamente 52% já está vacinado e registrado no sistema.

A vacinação é obrigatória e o produtor rural que não realizar o procedimento, receberá auto de infração e multa e terá sua ficha sanitária bloqueada na Iagro e fica impossibilitado de transportar ou comercializar o rebanho.

Região do Pantanal

Na região do Pantanal, a vacinação encerra no dia 16 de junho, com o prazo para registro até 1º de julho. São 3.280.244 animais distribuídos nas 1.565 propriedades, sendo que 1.037.942 (52,97%) já foram vacinados.

A região do Pantanal é formada pelas áreas inundáveis de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Já a região do Planalto é formada pelos demais municípios fora das regiões citadas, onde não há inundação nos períodos chuvosos.

Mato Grosso do Sul está há dez anos desde o último foco de febre aftosa. Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, de acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Em 2011, a região de Fronteira também obteve esta condição.

Para esclarecer dúvidas, os produtores rurais podem procurar os escritórios da Iagro ou ligar para o número 0800 679120.

Conteúdos relacionados

salário